Home
Entretenimento
TMNT: The Cowabunga Collection é puro poder das Tartarugas!
Entretenimento

TMNT: The Cowabunga Collection é puro poder das Tartarugas!

publisherLogo
Tecmundo
25/09/2022 14h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15218022/original/open-uri20220925-18-ckhi4f?1664114912
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Santa tartaruga! Se você foi uma criança na década de 1980 ou 90, provavelmente cresceu acompanhando as aventuras das Tartarugas Ninjas, que além de desenhos animados, HQs e brinquedos incríveis, também inspiraram jogos fora de série nas gerações 8 e 16 bits. E são justamente eles que foram reunidos na ótima Teenage Mutant Ninja Turtles The Cowabunga Collection.

Além de serem alguns dos melhores jogos de ação de sua época, aqui eles foram aprimorados com direito a multiplayer cooperativo online e ferramentas para customizar o seu gameplay. Para melhorar ainda mais, eles também foram servidos juntos a uma tonelada de extras, como um gigantesco museu. Entenda tudo isso em detalhes no nosso review completo a seguir!

Tartarugas em seu auge

Uma das regras mais antigas dos videogames é que jogos licenciados de grandes marcas do entretenimento não costumam render grandes coisas, mas a Konami de três décadas atrás parece ter pulado essa aula. A produtora simplesmente lançou alguns dos melhores beat 'em ups da história com a licença das TMNT, além de ainda se aventurar com competência pelos gêneros de ação e luta. Essa era de ouro reunida em The Cowabunga Collection inclui nada menos do que 13 jogos:

  • Teenage Mutant Ninja Turtle (Arcade);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles (NES);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (NES);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (NES);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (NES);

  • Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (SNES);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (SNES);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Mega Drive);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Mega Drive);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan (Game Boy);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back From The Sewers (Game Boy);
  • Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (Game Boy).

Ainda que vários jogos ali compartilhem o mesmo nome, vale bastante a pena conferir as suas diferentes versões. No caso de Tournament Fighters, por exemplo, a versão de NES é naturalmente totalmente diferente dos poderosos consoles de mesa, enquanto o clássico Turtles in Time possui diversos elementos únicos no fliperama e no Super Nintendo. Para novatos e veteranos, deve ser bem divertido encontrar e explorar as pequenas e grandes diferenças entre os jogos!

Um museu de respeito

Não é raro que coletâneas do tipo incluam várias artes conceituais, bibliotecas musicais e outros mimos para os jogadores. A própria Capcom sempre faz um ótimo trabalho nesse sentido, mas a Konami realmente levou o conceito a um novo patamar por aqui, e qualquer entusiasta da história dos videogames vai se deleitar com os extras da Cowabunga Collection!

Aqui você encontra desde imagens de quando os jogos ainda eram um protótipos, trilhas sonoras, e até os manuais de instruções completos, passando ainda por todas as caixas americanas e japonesas em alta resolução, e inclusive por releases de imprensa saídos diretamente da época de lançamento original! Outro bônus muito bacana são as antigas propagandas de revista que a gente encontrava em publicações como a americana Electronic Gaming Monthly!

Jogue do seu jeito

Como você deve saber ou imaginar, além de os fliperamas terem um alto nível de dificuldade a fim de tirar bastante fichas dos jogadores, os próprios ports e lançamentos de console também refletem a filosofia da época. Assim, a fim de render maior fator replay e horas de diversão, vários títulos são extremamente apelativos, como o primeiro TMNT de Nintendinho, infame por seu design ultra punitivo.

Nessas horas vem bem a calhar a possibilidade de salvar e recarregar o seu progresso em qualquer instante que quiser, além de usar a ferramenta de retroceder alguns segundos no tempo a fim de reparar os seus erros. Em alguns jogos você pode até acessar antecipadamente o menu de bônus para escolher em qual fase quer começar, se deseja ter vidas infinitas, e outras modificações para facilitar ou dificultar o gameplay, além de remapear os botões a seu gosto.

O que deixa bastante a desejar são os filtros de imagem e opções de customização de resolução, pois são muito poucos e simples. Seria legal, por exemplo, poder mudar as cores nos três jogos de GameBoy, ou ao menos contar com dezenas de molduras diferentes para as bordas da tela, como a Capcom costuma fazer em suas coletâneas. Como consolo, os jogos de NES, famosos pelo seu flickering incessante, agora permitem remover completamente essa distração visual.

Vale a pena?

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection é um pacote muito bom para quem busca jogar as principais aventuras dos heróis de forma conveniente e competente em um só videogame moderno. Além da boa emulação, há uma tonelada de extras para quem quiser estudar um pouco da história da série. Só não espere por muitos filtros diferentes de imagem ou farta customização. De resto, é aquele jogo perfeito para você curtir com os amigos, de preferência compartilhando uma pizza tamanho família também!

"TMNT: The Cowabunga Collection faz justiça aos melhores jogos das Tartarugas Ninjas em um bom pacote"

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também