Tokyo Vice: 3 motivos para assistir a série do HBO Max
Tecmundo
Lançada no início de abril no catálogo da HBO Max, Tokyo Vice está, aos poucos, chamando a atenção dos assinantes. Protagonizada por Ansel Elgort (Amor, Sublime Amor), a série mistura drama e thriller policial e já conta com 86% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Mas, afinal, do que se trata Tokyo Vice?
A história acompanha Jake Adelstein, um jornalista estadunidense que se muda para Tóquio com o sonho de integrar a equipe de um dos maiores jornais do mundo, o Yomiuri Shinbun.
Quando consegue uma vaga, Jake fica na editoria policial, que geralmente se resume em matérias sobre bolsas roubadas ou pautas consideradas 'menores'. Porém, ao se aproximar do detetive Hiroto Katagiri (Ken Watanabe), um especialista no crime organizado, Jake passa a explorar o sombrio e perigoso mundo da Yakuza, conhecida máfia japonesa.
Ainda pouco falada no Brasil, confira três motivos para assistir Tokyo Vice:
3) Baseada em fatos reais
A série funciona muito bem como um thriller policial, mas tudo fica ainda mais impressionante quando descobrimos que a trama é baseada em uma história real. A produção é uma adaptação do livro de memórias Tokyo Vice: An American Reporter on the Police Beat in Japan, escrito pelo próprio Jake Adelstein e publicado em 2009.
No livro, ele conta detalhes da sua rotina como jornalista investigativo no Japão e a investigação da Yakuza, que tinha forte influência na capital japonesa no final da década de 1990.
2) Cultura japonesa
Pelo trailer, já é possível reparar que a trama mostrará diferentes aspectos da cultura japonesa. Mas o criador da série, J.T. Rogers — que, por sinal, é amigo de infância de Jake Adelstein — decidiu ir a fundo na ambientação da trama, detalhando os costumes da população local, além de exigir que o intérprete do jornalista realmente falasse japonês em várias cenas.
Na preparação para o papel, Elgort precisou encarar quatro horas diárias de aulas de japonês, aiquidô e estudos dos trejeitos do jornalista. Além da preparação dos atores, todas as filmagens foram realizadas no Japão.
A série é construída com referências de filmes neon noir, como Blade Runner (Foto: divulgação)
1) Atmosfera neon noir
Com direção e produção-executiva de Michael Mann, conhecido por comandar produções policiais como Miami Vice (2006) e Colateral (2004), a série é construída com referências de filmes do subgênero neon noir, incluindo Drive, Blade Runner e Veludo Azul. A 'mistura' garante uma fotografia de brilhar os olhos, principalmente nas cenas noturnas nas ruas de Tóquio.