Viva - A Vida É Uma Festa: morre senhora que inspirou a animação
Tecmundo
A mexicana María Salud Ramírez Caballero, mais conhecida como Mamá Coco, morreu no último domingo (16), aos 109 anos. A senhora foi a inspiração para o filme Viva - A Vida é Uma Festa, do estúdio Pixar, que levou o prêmio de Melhor Animação no Oscar de 2017.
Segundo as autoridades, María morreu em sua casa, na cidade de Santa Fe de la Laguna, bastante famosa pela celebração do Dia dos Mortos.
Roberto Monroy, secretário de Turismo de Michoacán, estado natal de María, confirmou a notícia. “Lamento profundamente a morte de Dona María Salud Ramírez Caballero, Mamá Coco, mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo”, disse em nota.
Polêmica
Mesmo com toda a repercussão sobre a inspiração de María para o filme, o roteirista do longa, Lee Uknrich, nega que se baseou na senhora.
“Há uma história por aí sobre uma idosa de Oaxaca na qual teríamos nos baseado para a personagem Mamá Coco. Isso não é verdade. A personagem não foi baseada em nenhuma pessoa real”, escreveu em seu Twitter.