Home
Entretenimento
Dia Nacional do Cinema Brasileiro: curso do CEUNSP é referência
Entretenimento

Dia Nacional do Cinema Brasileiro: curso do CEUNSP é referência

publisherLogo
Virgula
02/11/2022 14h31
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15277089/original/data?1667399781
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Dia Nacional do Cinema Brasileiro: curso do CEUNSP é referência no Brasil e região tem a maior premiação da América Latina

Novembro é um mês especial para os cineastas, pois é celebrado no dia 5 de novembro, o Dia Nacional do Cinema Brasileiro. E junto com essa data, os moradores de Salto e Itu, podem comemorar por serem referência brasileira no curso de Cinema, com o Centro Universitário N. Senhora do Patrocínio (CEUNSP),  sendo procurado por estudantes de todo Brasil, assim como é palco do maior festival cinematográfico da América Latina.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Para quem não conhece, o curso de Cinema é ministrado no campus Salto, e dispõe da coordenação da docente Me. Lilian Solá Santiago, que orienta a realização de filmes de curta metragem da Kimera Filmes, a produtora experimental do CEUNSP. Ela também é pesquisadora e a organizadora do Festival Curta Salto – Festival de Cinema de Salto.

A cineasta é referência na região e no CEUNSP devido suas grandes premiações. Recentemente, em setembro 2021, foi premiada pelo fundo William Greaves, pela produção do documentário “Quase da Família”, que refletiu a existência a partir do ponto de vista de mulheres Negras empregadas domésticas no Brasil. A programação foi uma iniciativa da Firelight Media, empresa sem fins lucrativos fundada pelo cineasta Stanley Nelson e Marcia Smith, de Nova York, nos Estados Unidos, e que foi criada para auxiliar cineastas em pesquisas e produções audiovisual, sobretudo aos que foram afetados pela pandemia.

Entre a trajetória de conquistas e produções audiovisual do CEUNSP estão a premiação de alunos e ex-alunos no Edital “Vacina Cultural”, da Estância Turística de Salto, o qual é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Salto. Os trabalhos roteirizados a partir da instituição foram: “Oficina de Fotografia Cinematográfica – primeiros passos”, de Amarildo Rodrigues, “Silencio no Set”, de Henrique de Souza e “Vidas em Papel”, da formanda Karen Takahara, e receberam um aporte financeiro público para ser produzido e divulgado.

Outra importante premiação alcançada foi da ex-aluna Monica Ogaya, que foi contemplada pelo PROAC-SP para a produção do filme documentário de Curta-Metragem “Pai, volta logo”. Monica recebeu o apoio de R$ 50.000,00 para realização do projeto.

Já recentemente, o mineiro e estudante de Cinema, Igor Ferreira, conquistou 8 premiações entre 2020 e 2021, com o filme Irã , sendo eles: IV Curta Salto, Cinefest Anselmo Duarte, Cinefantasy, Caw cine, 2° Cine Mão, 3° ManduCa, 11° Mostra Audiovisual de Petrópolis  e CineClub Verberena. O audiovisual também ficou em streaming no Cine Belas Artes, em São Paulo, a La Carte, no mês de abril de 2021.

Para Lilian, o curso de Cinema do CEUNSP tem grande relevância regional e nacional, haja vista as produções que realiza e das premiações que participa, sempre a partir de seus alunos e docentes. “Incentivamos a participação nos mais diversos concursos culturais. Isso só é possível porque os nossos alunos aprendem desde o primeiro semestre da graduação a prática da produção audiovisual, com a realização de filmes, videoclipes e documentários, inclusive em película cinematográfica, sempre com muito enredo e incentivo à pesquisa e à leitura, e são orientados e acompanhados em participações nas competições nacionais e internacionais”, comenta.

Outro fator, segundo a cineasta, é que a estrutura do curso dispõe de um estúdio de cinema com mais de 200 metros quadrados e de equipamentos profissionais, como câmeras em alta definição e computadores de última geração, o que contribui para a formação acadêmica dos alunos e facilita essas produções. Sendo esse um dos fatores pelo qual o curso é bastante procurado por pessoas de todo Brasil, em Salto.

Sobre o Ceunsp – Com 60 anos de tradição e dois campi – Itu e Salto –, o Ceunsp é reconhecido por seu ensino de qualidade, com ótimos indicadores comprovados pelo MEC, Enade e Guia da Faculdade e considerado um dos maiores complexos educacionais da região.

Oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.ceunsp.edu.br

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também