“Territórios da Latinidade” é a temática central da 17ª edição da CineBH
Virgula
Chegando na 17ª edição, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece entre os dias 26 de setembro e 1o de outubro na capital mineira. Desde 2022, o evento adotou um recorte curatorial predominantemente voltado à produção autoral latino-americana e mantém esse encaminhamento agora.
A temática da edição em 2023 inclusive é “Territórios da(s) Latinidade(s)”. Desde o título, carrega-se a compreensão de que a América Latina não se resume simplesmente a um único conjunto de países, e sim à singularidade de cada um dos 20 países e dos mais de 660 milhões de habitantes a compor esse conjunto.
A coordenação curatorial da CineBH é do crítico Cléber Eduardo, que, junto aos demais curadores Ester Fér e Leonardo Amaral, desenvolveu as ideias a serem trabalhadas pelos filmes, debates e discussões da mostra.
Nesta segunda edição com foco na América Latina e no primeiro ano de realização de uma mostra competitiva, intitulada justamente Mostra Território, a 17ª CineBH enfatiza a geografia, a política, a história, a cultura e o cinema do continente. A ideia de “Territórios da(s) Latinidade(s)” não diz respeito somente aos filmes da mostra, mas principalmente às estratégias de disputas por posse de terra e construção de territórios simbólicos e identitários no percurso histórico do cinema latino-americano e do próprio continente, com as violências, perseguições e opressões perpetradas e sofridas pelos cidadãos, acossados por poderes financeiros e governos muitas vezes como algozes sociais.
Nos 24 filmes programados nas seções latino-americanas da 17ª CineBH, estão representantes de Brasil (7 longas), Argentina (4), Chile (4), Colômbia (3), México (2), Peru (1), Paraguai (1) e Cuba (1). Quase todos são inéditos no Brasil e, apesar de muitos terem alguma circulação por festivais internacionais, estão predominantemente fora do radar de eventos europeus que tendem a customizar um certo tipo de cinema latino padrão.