Atleta olímpica é suspensa após vídeo chicoteando cavalo
Aventuras Na História
Charlotte Dujardin, multimedalhista britânica do adestramento, foi suspensa por um ano após a divulgação de um vídeo em que aparece chicoteando um cavalo 25 vezes nas patas durante uma aula em seu estábulo particular. O caso levou a atleta a desistir de competir nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, após o programa Good Morning Britain exibir as imagens, enviadas anonimamente à Federação Equestre Internacional (FEI).
Inicialmente, a denúncia resultou na suspensão provisória da esportista por seis meses. Nas imagens, Dujardin é vista utilizando um chicote longo repetidamente em apenas um minuto, enquanto orientava uma aluna de 19 anos. Pouco antes da confirmação de sua suspensão definitiva, a atleta já havia anunciado sua retirada da competição em Paris-2024.
A FEI confirmou a veracidade do vídeo, destacando que a denúncia foi realizada por uma fonte anônima, que contratou um advogado para encaminhar as provas à entidade.
"Estamos muito desapontados com este caso, especialmente por estar tão próximo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. No entanto é nossa responsabilidade e crucial que abordemos qualquer caso de abuso, já que o bem-estar dos cavalos não pode ser comprometido", disse Ingmar De Vos, presidente da FEI, na época, de acordo com o portal O Globo.
Pedido de desculpas
Dujardin divulgou um pedido de desculpas, reconhecendo o erro como algo "completamente fora do normal" e um "equívoco de julgamento". Em nota publicada no Instagram, ela afirmou: "Surgiu um vídeo de quatro anos atrás que me mostra cometendo um erro de julgamento durante uma sessão de treinamento. [...] O que aconteceu foi completamente fora do meu normal e não reflete como eu treino meus cavalos ou meus alunos; no entanto, não há desculpas”
Ao longo de sua carreira, Dujardin conquistou seis medalhas olímpicas: três ouros (dois em Londres-2012 e um no Rio-2016), uma prata (Rio-2016) e dois bronzes (Tóquio-2020).