Home
Esportes
Caitlyn Jenner volta a se posicionar contra mulheres trans em esportes femininos
Esportes

Caitlyn Jenner volta a se posicionar contra mulheres trans em esportes femininos

publisherLogo
Aventuras Na História
10/04/2023 18h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15500967/original/open-uri20230410-17-17adazq?1681152732
©Reprodução/Vídeo/Youtube
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nas últimas horas, a socialite e ex-atleta Caitlyn Jenner usou as redes sociais para debater com uma ativista trans que recuperou uma polêmica frase: "Eu não penso que homens 'biológicos' deveriam competir em esportes femininos". 

Na legenda do Tweet, a ativista e atriz Plastic Martyr chamou atenção para a fala de Caitlyn. "Se você vê mulheres trans como "garotos biológicos" e continuamente confunde o gênero de outras mulheres trans, como você realmente se vê? Que pronomes devemos usar quando nos referimos a você? Porque claramente você não se identifica como mulher", escreveu ela. 

Em seguida, Caitlyn respondeu o Tweet ao afirmar que nunca disse 'ser uma mulher biológica' e que, em sua visão, isso seria 'factualmente incorreto'. 

"Nunca afirmei ser uma mulher biológica. Isso seria factualmente incorreto. Eu sou trans - e biologicamente masculino. Estou usando minha plataforma para ser uma voz da razão, uma defensora da justiça, um exemplo trans, e não impor meus pensamentos, crenças ou identidade a ninguém", escreveu a socialite. 

Caitlyn também disse na rede social que não fez a transição 'para chamar atenção' e que não teve a oportunidade de não tornar a sua decisão pública. 

"Eu não fiz isso para chamar a atenção. Sou uma celebridade desde 1976 e não tive escolha a não ser tornar pública essa decisão. Fiz o meu melhor para lidar com essa transição com decência, dignidade, bom senso e respeito, especialmente em relação às mulheres / meninas no atletismo", continuou. "Trans ppl existe e existe desde o início dos tempos. Preocupo-me com o número crescente de diagnósticos como resultado da doutrinação acordada, com profissionais médicos ansiosos (nem todos mal-intencionados) e com a justiça nos esportes. Estou trabalhando para ser uma voz da razão aqui". 

Veja no Twitter
twitter

I have never claimed to be a biological woman. That would be factually incorrect. I am trans - and biologically male. I am using my platform to be a voice of reason, an advocate for fairness, a trans example, and not force my thoughts, beliefs, or identity on anyone. https://t.co/DEwbmCTCpX

April 10, 2023

Após as respostas de Caitlyn, a ativista disse que o que a socialite faz é 'atrasar' com as crenças com sevadoras e 'anti-trans'. "Caitlyn, me dê um tempo, irmã. Você sabe muito bem como é doloroso e degradante ser mal interpretado. O "trabalho" que você está fazendo está nos atrasando (incluindo você) e você está absolutamente forçando suas crenças conservadoras anti-trans nos outros. Você é realmente tão sem noção?". 

Caitlyn Jenner durante entrevista /Crédito: Reprodução/Vídeo

 

A interação causou polêmica nas redes sociais. "Você não protege ou usa sua plataforma para a comunidade trans. Você pode ter começado assim, mas isso mudou rapidamente quando você concorreu ao cargo. Graças a @plasticmartyr por chamar isso e continuar a fazê-lo", comentou um internauta no Twitter. "VOCÊ NÃO É UM EXEMPLO TRANS!!! VOCÊ está prejudicando as Comunidades Transgênero e LGBTQ+, que lutaram por décadas para tornar a América um lugar seguro para “sair do armário” e ser você mesmo, apenas para VOCÊ nos atrasar!", comentou outra conta. 

A polêmica 

Em 2021, Caitlyn Jenner, que foi um dos maiores nomes do esporte americano nas décadas de 1970 e 1980, causou polêmica ao afirmar que é contra transexuais participando no esporte feminino, pelo menos em escolas. Em sua visão, seria 'injusto' com as meninas.

"Essa é uma questão sobre o que é justo. É por isso que eu me oponho a quem tiver nascido menino e seja trans dispute competições femininas na escola. Apenas não é justo. E nós precisamos proteger os esportes femininos nas escolas", disse ela na época em entrevista ao TMZ.

Após passar por procedimentos, Caitlyn mostrou ao mundo em 2015 a sua transição. Na capa da Vanity Fair, ela revelou ao mundo ser transexual. No passado, foi um dos maiores nomes do esporte nos EUA, com títulos como a medalha olímpica em Montreal e também vencedora dos Jogos Pan-Americanos do ano de 1975, na Cidade do México.

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também