Adversário do Corinthians, Racing conta com ataque perigoso e reforço de impacto
Gazeta Esportiva
O Corinthians enfrenta o Racing na noite desta quinta-feira, na Neo Química Arena, pela ida da semifinal da Copa Sul-Americana. A eliminatória promete ser desafiadora para o sistema defensivo do Timão, tendo em vista o ataque perigoso dos argentinos. Além disso, os hermanos contam com a chegada do atacante Luciano Vietto, que retornou ao clube que o revelou após longa passagem pelo futebol europeu e asiático.
O Racing possui o segundo melhor ataque do Campeonato Argentino, empatado com o Instituto Córdoba, com 25 gols em 18 jogos. Na Sul-Americana, a equipe do técnico Gustavo Costas tem o melhor desempenho ofensivo, com 26 tentos em 10 partidas. O Athletico-PR possui a mesma marca, mas foi eliminado pelo próprio Racing nas quartas de final.
No ataque, muitos jogadores se destacam. Adrián Martínez, por exemplo, é o artilheiro do torneio continental, com nove gols. No Brasil, o atleta teve passagem pouco marcante pelo Coritiba em 2022.
Maximiliano Salas é uma opção importante por conta de sua velocidade e capacidade de atuar em diferentes faixas do ataque. Johan Carbonero, Santiago Solari e Agustin Urzi são outras alternativas ofensivas, geralmente saindo do banco de reservas.
Na armação das jogadas, o grande destaque é o colombiano Juan Quintero. Canhoto, o jogador de 31 anos tem facilidade de ver o jogo partindo do lado esquerdo. Mais recuados, Agustin Almendra e Juan Nardoni trazem equilíbrio ao meio-campo, ajudando no combate e com qualidade de construção.
Desfalque importante
Para a partida contra o Corinthians, é certo que o Racing não terá Roger Martínez, que se machucou na última data Fifa. O atleta costuma atuar como segundo atacante, encostando em Adrián Martínez. Na temporada, o jogador acumula 11 gols em 32 jogos, segundo a plataforma ogol.
Retorno festejado
O atacante Luciano Vietto retornou ao Racing. Revelado no clube de Avellaneda, o jogador de 30 anos optou por voltar para “casa” após 10 anos de aventuras no futebol europeu e asiático.
O atleta atuou como titular contra o Defensa y Justicia, na última rodada do Campeonato Argentino, e pode iniciar jogando diante do Corinthians, na quinta.
Após deixar o Racing em 2014, Vietto somou passagens por Villarreal, Atlético de Madrid, Sevilla, Valencia, Fulham, Sporting, Al-Hilal, Al-Shabab e Al-Qadisiyah.
Defesa menos confiável
Se o ataque do Racing é o ponto de maior destaque da equipe, a defesa é um setor que o Corinthians pode explorar. A equipe de Gustavo Costas costuma deixar espaços, especialmente pelos lados do campo. A equipe tem apenas a 12ª melhor defesa da liga local, com 18 gols cedidos, enquanto no torneio continental são seis tentos sofridos em 10 compromissos.
Detalhes da eliminatória
Corinthians e Racing se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), em Itaquera. A volta está programado para o próximo dia 31, em Avellaneda.
Quem levar a melhor na eliminatória encara na decisão da Sul-Americana o vencedor do duelo entre Cruzeiro e Lanús, que disputam a outra semifinal.