Amanda Schott fica com a 8ª colocação no levantamento de peso em Paris
Gazeta Esportiva
A brasileira Amanda da Costa terminou na oitava colocação da categoria até 71 kg do levantamento de peso, com 229 pontos, nos Jogos Olímpicos de Paris. Esta foi a estreia da carioca em uma competição olímpica.
A norte-americana Olivia Reeves, medalhista de ouro, bateu o recorde olímpico no arranco, chegando à marca de 117 kg levantados. Fechando o pódio totalmente americano, a colombiana Mari Sanchez e a equatoriana Angie Palacios ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.
No levantamento de peso, as competidoras tem três tentativas para levantar o maior peso possível em cada estilo. No arranco, elas tem de levantar a barra de uma só vez, esticando completamente os braços acima da cabeça.
Já no arremesso, o levantamento ocorre em duas etapas: primeiramente até os ombros, depois, acima da cabeça. Os melhores resultados de cada estilo são somados ao final para que se feche a classificação.
Em sua primeira tentativa no arranco, Amanda conseguiu levantar com êxito os 100 kg selecionados. Na segunda, após aumentar o peso duas vezes, ela levantou os 104 kg preferidos. Ao escolher 106 kg como sua última tentativa, Amanda levantou tranquilamente e avançou com esta pontuação, na sétima posição, para o arremesso.
Tentando 117 kg na abertura do arremesso, Amanda não conseguiu levantar a barra, falhando após tentar travá-la nos ombros. Em sua segunda tentativa, a brasileira levantou com sucesso os 123 kg escolhidos, restando um levantamento para tentar aumentar sua marca. Levantando pela terceira e última vez, a carioca falhou nos 131 kg e encerrou sua participação na competição, com 229 pontos.