Análise: Corinthians sucumbe contra Cruzeiro e falta de urgência no mercado pode custar caro ao clube
Gazeta Esportiva
Por Iúri Medeiros
O Corinthians perdeu de forma acachapante para o Cruzeiro por 3 a 0 no último domingo, no estádio do Mineirão. O que foi visto em campo retratou o momento atual do clube, que pode pagar caro pela falta de urgência para se movimentar no mercado da bola.
Começando pelo jogo, o roteiro não se alterou em relação ao que o corintiano está acostumado. Logo aos cinco minutos, uma grave falha do sistema defensivo, especialmente de Félix Torres, fez com que Matheus Pereira abrisse o placar para os mandantes.
Depois, de forma inesperada, o Corinthians até cresceu coletivamente, conseguindo trocar mais passes, mas esbarrou em suas limitações técnicas. O Timão novamente errou muito na saída de bola e na tomada de decisão quando tinha mais campo para assustar.
Depois da anulação do gol de Raniele, veio o balde de água fria, com mais um gol cruzeirense, dessa vez anotado por Barreal.
Na segunda etapa, o Cruzeiro marcou o terceiro logo nos primeiros minutos, com Gabriel Verón. Mais uma vez a defesa do Corinthians não foi bem, dessa vez com gritante falha de Hugo.
Com o placar definido, o Corinthians até teve suas escapadas, mas não teve eficiência para pelo menos descontar o placar. Igor Coronado entrou bem, ajudou a dinamizar o meio-campo, mas pouco foi feito de forma geral. 3 a 0 sem contestações, com direito a “olé” dos cruzeirenses.
A impressão que fica é que a diretoria do Timão ainda não entendeu a briga da equipe no Brasileirão. O clube precisa urgentemente contratar um novo treinador, para que o elenco o quanto antes assimile suas ideias de jogo e coloque-as em prática.
O interino Raphael Laruccia não pode ser responsabilizado pelo desempenho abaixo do time, por todo o contexto atual do Corinthians, mas o clube não pode seguir perdendo tempo enquanto as rodadas do Brasileiro se passam.
O presidente Augusto Melo e o executivo Fabinho Soldado precisam agir. Neste momento, o Corinthians sangra individualmente, coletivamente e animicamente. Além da chegada do treinador, é fundamental que o clube se movimente para trazer jogadores de qualidade. Até o momento, apenas o goleiro Hugo Souza foi anunciado.
Caso medidas a diretoria não tome medidas assertivas quanto ao futebol, será cada vez mais difícil imaginar o Timão disputando a Série A em 2025.