Artur Jorge cita “missão cumprida” do Botafogo no Allianz e elogia grupo: “Fomos superiores”
Gazeta Esportiva
Na noite desta quarta-feira, o Botafogo sofreu, mas conseguiu avançar às quartas de final da Copa Libertadores. O Glorioso cedeu um empate de 2 a 2 contra o Palmeiras no Allianz Parque, mas garantiu sua vaga na próxima fase pelo placar agregado de 4 a 3. Artur Jorge, técnico da equipe carioca, analisou o confronto e exaltou o bom resultado.
“Em relação ao jogo, era um jogo importante para nós de fato, por aquilo que era a nossa ambição dentro dessa competição. Tínhamos a nossa frente um rival de grandíssima qualidade, como provou nos dois jogos que fizemos e esta parte final (do jogo) demonstra também o espírito desta equipe. Parece que, pelo que foram os dois jogos, nós (Botafogo) fomos superiores, não só no jogo em casa, mas neste também, e aqui (no Allianz) fizemos um jogo de grande qualidade, permitindo e sabendo que o adversário teria alguns momentos de domínio”, começou Artur Jorge.
“Fizemos um jogo muito competente, os jogadores cumpriram o plano e a missão daquilo que preparamos. Tivemos estes últimos cinco minutos loucos, que acabam tirando a possibilidade de ganhar os dois jogos, estamos aborrecidos, pois vínhamos para ganhar”, complementou o português.
O Botafogo levou um susto no final do duelo, já que o Palmeiras chegou a virar com Gustavo Gómez, o que levaria a decisão aos pênaltis, porém, o tento foi anulado. Artur Jorge atribuiu o crescimento do Verdão na partida ao fato de o Glorioso recuar suas linhas.
“Não (ainda não sei o que aconteceu). Eu acho que foi, em uma análise muito fria ainda, uma dificuldade de controlar o jogo direto do adversário e os encurtamentos dos atacantes, que não saiam da linha defensiva. Recuamos muito a nossa linha para permitir que a bola chegasse mais diretamente a nossa área e, de uma forma geral, acho que isso aconteceu com alguma regularidade, mas lembro que o resultado (2 a 2) nos serviu”, analisou.
Líder do Brasileirão e agora nas quartas de final da Libertadores, o treinador português foi questionado sobre o foco do Botafogo para o restante da temporada.
“Vamos olhar para isso de uma forma muito tranquila e serena, porque hoje tínhamos que passar de uma eliminatória, fizemos um bom jogo, mas temos que voltar rapidamente o foco para o Campeonato (Brasileiro), porque muito em breve teremos que disputar. Não podemos abaixar a guarda. Temos que cobrar uns aos outros, pois somos exigência máxima e temos que nos cobrar. Não pode acontecer isto (empate) de uma forma que nos passe em claro, temos que nos cobrar. Esse é o lado bonito do jogo”, pontuou.
“Temos muitas batalhas pela frente para superar os tais rivais e é este o caminho, vamos seguir e tentar fazer o melhor”, finalizou.
A equipe comandada por Artur Jorge aguarda o adversário das quartas de final, que sairá do confronto entre São Paulo e Nacional, disputado nesta quinta-feira, no Morumbis. Os jogos da próxima fase acontecerão em setembro.