Atual comandante do São Paulo, Zubeldía nunca venceu o Grêmio enquanto técnico de outros times
Gazeta Esportiva
Na noite desta quarta-feira, o São Paulo terá mais um compromisso pelo Campeonato Brasileiro. Diante de sua torcida, o Tricolor recebe o Grêmio a partir das 20h (de Brasília), no Morumbis, pela 17ª rodada da competição nacional.
Os dois times vivem situações opostas na tabela da Série A. O Tricolor paulista figura na sexta colocação, com 27 pontos, enquanto o rival gaúcho está na zona de rebaixamento – ocupa a 18ª posição, com apenas 11 pontos, mas tem dois jogos a menos que os demais times do Z4.
Na atual temporada, a equipe do Morumbi tem no comando um técnico que já conhece o Grêmio de outras oportunidades – Luis Zubeldía já enfrentou o Tricolor gaúcho três vezes, mas nunca conseguiu vencer o time de Porto Alegre.
Dessa forma, Zubeldía busca sua primeira vitória contra o Grêmio enquanto comanda o São Paulo. Apesar disso, o técnico argentino sabe que não terá vida fácil, embora o adversário passe por um momento ruim no Brasileiro.
Zubeldía enfrentou o Grêmio enquanto treinador de duas equipes: Lanús, da Argentina e Cerro Porteño, do Paraguai. Foram dois confrontos durante o período em que treinou o time paraguaio, e um quando comandou a equipe argentina.
A primeira vez que Luis Zubeldía esteve frente a frente com o Tricolor gaúcho foi em abril de 2018. Na época, o Cerro Porteño caiu no mesmo grupo do clube de Porto Alegre na Copa Libertadores. No dia 17 daquele mês, ambos duelaram no Paraguai em partida que terminou empatada em 0 a 0.
Na segunda ocasião em que o treinador encontrou o Grêmio, sofreu uma dura derrota. Em jogo disputado na Arena do Grêmio, também pela fase de grupos da Libertadores, o Cerro Porteño de Zubeldía foi goleado pelo Tricolor gaúcho por 5 a 0 no dia 1º de maio de 2018. Naquele ano, o treinador do time brasileiro também era Renato Portaluppi.
Por fim, o último embate de Zubeldía com o Grêmio aconteceu em 2021, três anos atrás. Hoje no São Paulo, Ferreira foi decisivo para os gremistas naquela partida – ele marcou o gol que selou a derrota do Lanús, por 2 a 1, na Argentina, pela segunda rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana. No segundo jogo, disputado no Brasil, quem comandou o Lanús foi Maxi Cuberas, auxiliar do atual técnico são-paulino, e enfrentou Tiago Nunes, que hoje está na Universidad Católica-CHI.
Agora no São Paulo, Zubeldía tenta sua primeira vitória diante do Grêmio. Para conseguir tal objetivo, ele poderá contar um importante fator: seu bom retrospecto contra técnicos brasileiros até o atual estágio do campeonato.
Até o momento, em 11 jogos do Brasileirão, Zubeldía enfrentou seis técnicos brasileiros. Ele saiu vitorioso em cinco desses encontros, tendo sido derrotado em apenas um: contra o Vasco fora de casa, por 4 a 1, na 11ª rodada.
Além disso, o comandante argentino também terá o fator da ‘lei do ex’ a seu favor. Ferreirinha reencontrará o Grêmio, seu ex-time , pela primeira vez. O ponta é o terceiro maior artilheiro do São Paulo em 2024, com sete gols marcados.