Beatriz Souza despacha francesa líder do ranking mundial e lutará pelo ouro em Paris
Gazeta Esportiva
Beatriz Souza já tem a medalha de prata garantida, mas vai lutar pelo ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta sexta-feira, a brasileira despachou a francesa Romane Dicko, atual líder do ranking mundial, e avançou à grande final da categoria acima de 78 kg no judô.
Bia já começou o combate recebendo um shido, mas passou a tomar iniciativa e forçou a punição para a dona da casa, que contava com torcida maciça das arquibancadas na Arena Campo de Marte. Já no golden score, a judoca aplicou um lindo golpe sobre a adversária e venceu com um ippon.
Na decisão, que será disputada ainda nesta sexta, a brasileira enfrentará a israelense Raz Hershko. Ainda que perca a luta, a atleta levará a prata.
Em sua estreia nos tatames da Arena Campo de Marte, Bia precisou de pouco mais de 40 segundos para aplicar um ippon em Izayana Marenco, da Nicarágua, e avançar às quartas de final. Na sequência ela superou a sul-coreana Hayun Kim no golden score.
Beatriz Souza faz sua primeira aparição em Olimpíadas é uma das esperanças de medalha para o Brasil. Quinta colocada no ranking mundial, a judoca de 26 anos tem em seu currículo dois pódios em Mundiais e foi eleita a melhor do ano pelo COB em sua modalidade no ano passado.
Na atual edição dos Jogos Olímpicos, o judô já rendeu outras duas medalhas para o Brasil. Willian Lima faturou a prata na categoria até 66 kg, enquanto Larissa Pimenta levou o bronze nos 52 kg feminino.
Na última quarta-feira, Rafael Macedo chegou a brigar pelo bronze na categoria até 90 kg, mas sofreu uma punição polêmica e perdeu a medalha para o dono da casa Maxime-Gael Ngayap Hambou.
Beatriz Souza ainda integra o time brasileiro que brigará por medalha nas equipes mistas em Paris. A competição será neste sábado, a partir das 5h (de Brasília) da manhã.