Botafogo tem seis convocados para a data Fifa e pode sofrer com desfalques no Brasileirão
Gazeta Esportiva
Com 68 pontos, o Botafogo é líder do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro carioca vem fazendo um grande torneio e entra nessa reta final querendo sagrar-se campeão. No entanto, com as convocações para a data Fifa, a equipe pode sofrer com alguns desfalques em sua próxima partida pela competição.
Ao todo, o Botafogo teve seis jogadores convocados por suas respectivas seleções para a data Fifa de novembro. São eles: Luiz Henrique e Igor Jesus (Brasil), Thiago Almada (Argentina), Bastos (Angola), Gatito Fernández (Paraguai) e Savarino (Venezuela). Destes, cinco são titulares e apenas um reserva.
A pausa no calendário está prevista para ter início já nesta segunda-feira, com o início das apresentações dos jogadores a suas respectivas seleções. A data Fifa, por sua vez, se estenderá até o dia 19 para os atletas sul-americanos.
A grande questão é que o Botafogo volta a campo já no dia 20, quarta-feira, um dia depois do fim da data Fifa. Dessa forma, caso consigam retornar a tempo do confronto, os convocados precisarão enfrentar um cansaço a mais em razão das viagens e da maratona de jogos.
O único que não entrará em campo no dia 19 e poderá estar um pouco mais descansado é o zagueiro Bastos, que representará a Angola no dia 18. Ainda assim, o defensor precisará realizar uma viagem de longa duração para voltar ao Brasil.
Assim, existe a possibilidade do técnico Artur Jorge mandar a campo um time misto ou reserva para o embate contra o Atlético-MG, válido pela 34ª rodada. A partida está prevista para o dia 20, às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV.
O Botafogo ainda tem outros compromissos importantes nessa reta final da temporada. No dia 26, o Glorioso tem um confronto direto contra o vice-líder Palmeiras no Brasileirão. Já no dia 30, disputa a grande final da Copa Libertadores contra o Atlético-MG. Desse modo, a equipe deve tomar o máximo de cuidado com o desgaste físico de seus jogadores.