Brasil soma 17 vitórias nas últimas 18 partidas contra os Estados Unidos
Gazeta Esportiva
A Seleção Brasileira apresenta um retrospecto quase perfeito contra os Estados Unidos. Dos 18 jogos entre eles, a pentacampeã do mundo venceu 17, gerando assim um aproveitamento de 94,4%. O Brasil foi responsável por marcar incríveis 40 gols e sofrer somente 11. As equipes farão mais um confronto nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando. O jogo amistoso será o último antes da Copa América.
A única derrota ocorreu no dia 10 de fevereiro de 1998, em jogo válido pela Copa Ouro da Concacaf. O duelo, realizado no Memorial Coliseum Stadium, em Los Angeles, terminou 1 a 0 para os estadunidenses.
Apesar dos excelentes números, o volante Bruno Guimarães destacou que será uma partida equilibrada por conta da qualidade e experiência dos norte-americanos.
“São jogadores jovens e com experiência. Jogadores que passaram ou estão na Premier League. Usam o contra-ataques e deixam jogadores para utilizar a velocidade. Vimos alguns espaços que eu não posso revelar, mas esperamos fazer o que o Dorival mostrou no vídeo e ficar atentos aos contra-ataques”, disse.
As seleções voltam a se enfrentar depois de quase quatro anos. No último jogo, realizado no dia 7 de setembro de 2018, no MetLife Stadium, o Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Neymar e Firmino.
Já em Copas do Mundo, o único encontro aconteceu nas oitavas de final em 1994, quando os Estados Unidos sediaram a competição. No caso, o Brasil venceu com gol de Bebeto, que deu início à trajetória do tetracampeonato.
A Copa das Confederações é o torneio o qual as seleções mais se enfrentaram, com quatro duelos no total. No primeiro, realizado no dia 28 de julho de 1999, no Estádio Jalisco, Ronaldinho Gaúcho anotou o único do jogo. Já em junho de 2003, no Estádio Gerland, Adriano foi o responsável por decidir.
Em 2009, os brasileiros voltaram a triunfar, dessa vez por 3 a 0 na primeira fase da edição do torneio. Os gols foram feitos por Felipe Melo, Robinho e Maicon. Depois de ambos classificarem à final, o Brasil voltou a vencer os estadunidenses, dessa vez de virada para garantir a taça. Luis Fabiano (2) e Lúcio foram os jogadores que balançaram as redes.
Já a maior diferença de gols foi de três, em quatro jogos, incluindo a vitória pela Copa das Confederações. A primeira aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1992, quando a Amarelinha superou o adversário por 3 a 0, no Castelão. Raí (2) e Antônio Carlos marcaram os tentos.
Já as outras goleadas são de 4 a 1. Neymar, Thiago Silva e Marcelo foram os responsáveis pelos gols na partida realizada no dia 30 de maio de 2012, no FedEx Field. Por fim, em 8 de setembro de 2015, Neymar (2), Hulk e Rafinha Alcântara anotaram os tentos. O jogo ocorreu no Gillette Stadium.