Home
Esportes
Caio Bonfim conquista bicampeonato no Tour Mundial de Marcha Atlética
Esportes

Caio Bonfim conquista bicampeonato no Tour Mundial de Marcha Atlética

publisherLogo
Gazeta Esportiva
17/12/2024 22h11
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, Caio Bonfim, brasileiro e medalhista olímpico em Paris, conquistou o bicampeonato do Tour Mundial de Marcha Atlética 2024. O atleta dividiu os holofotes com a chinesa Yang Jiayu, recordista mundial dos 20 km, que foi a grande vencedora na categoria feminina.

O sistema de pontuação da série considerou os três melhores resultados de cada atleta no ranking, e os líderes do masculino e feminino recebem US$ 25 mil como prêmio (cerca de R$ 320 mil na cotação atual).

Defendendo o título conquistado na temporada passada, Caio participou de cinco etapas ao longo do ano. Apesar de não vencer nenhuma corrida individual, sua consistência garantiu pódios em todas as provas e, com isso, o primeiro lugar geral no Race Walking Tour.

A temporada começou em Taicang, na China, onde Caio estabeleceu o recorde brasileiro dos 20 km (1:17:44) e terminou na terceira posição. Um mês depois, ele repetiu o terceiro lugar em Podebrady, na República Checa (1:18:50), seguido por um vice-campeonato em Varsóvia, Polônia (1:19:17), e outro terceiro lugar em La Coruña, Espanha (1:17:52). Ele encerrou o ciclo com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, no dia 1º de agosto, com o tempo de 1:19:09.

Com 4.072 pontos acumulados, Caio superou o campeão olímpico Brian Daniel Pintado, do Equador, e o espanhol Álvaro Martin, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos, garantindo o topo do ranking.

Veja no Twitter
twitter

World record holder over 20km 🇨🇳’s Yang Jiayu and last season’s tour winner 🇧🇷’s Caio Bonfim have been confirmed as the overall winners of the 2024 World Athletics Race Walking Tour 🙌

— World Athletics (@WorldAthletics) December 17, 2024

No feminino, Yang Jiayu iniciou o ano com um segundo lugar em Taicang, perdendo por uma diferença mínima para sua compatriota Ma Zhenxia (ambas com 1:26:07). Dois meses depois, ficou em sexto lugar em uma prova de alto nível em La Coruña (1:27:27). No entanto, Yang brilhou no palco mais importante do esporte, conquistando o ouro olímpico em Paris com 1:25:54. Detentora do recorde mundial (1:23:49) desde 2021, ela provou sua supremacia na marcha atlética.

O Tour Mundial de Marcha Atlética 2025 já está no horizonte, com etapas previstas na Europa, Ásia, América do Norte e Oceania. A primeira competição de nível ouro ocorrerá nos dias 1º e 2 de março, em Taicang.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também