Campeonato Brasileiro de Paraesgrima conhece cinco novos campeões
Gazeta Esportiva
As provas individuais do Campeonato Brasileiro de Paraesgrima chegaram ao fim nesta quarta-feira, no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. Jovane Guissone (espada B), Mônica Santos (florete B), Rayssa Veras (florete A), Kevin Damasceno (florete A) e Lucas Julião (sabre A) conquistaram as medalhas de ouro.
Um dia após ter conquistado o título do florete B, Jovane Guissone (Paulistano/SP) faturou mais um ouro. Desta vez, na espada B, sua arma de preferência, com a qual obteve suas duas medalhas olímpicas: ouro em Londres 2012 e prata no Rio 2016. Ele superou Luís da Silva (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR) por 15 a 2.
Campeão invicto, Jovane disputará uma etapa da Copa do Mundo na Polônia antes de viajar aos Jogos Paralímpicos de Paris.
Outro destaque do dia foi Lucas Julião, o único atleta que não vai aos Jogos Paralímpicos a vencer uma categoria da competição até aqui. Funcionário do CPB e atleta da Associação Paradesportiva de Integração Nauru/SP, ele bateu Lenilson de Oliveira (Paulistano/SP) na final por 15 a 8.
No florete B feminino, Mônica Santos (Grêmio Náutico União/RS) conquistou sua terceira medalha na competição, a segunda de ouro. A conquista foi sacramentada com uma vitória no duelo decisivo sobre a tradicional rival Rudineia Mânica (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR), pelo placar de 15 a 2.
Na disputa do florete A feminino, Rayssa Veras (Paulistano/SP) levou a medalha de ouro, repetindo o feito do sabre A. Chegou ao título com uma vitória por 15 a 14 sobre Fabiana Soares, do Sport Club Magnólia/RJ.
Já no florete A masculino, o título ficou com Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União/RS), que venceu Lucas Julião por 15 a 13.