Home
Esportes
CBJ lamenta morte de Luiz Onmura, medalhista nas Olimpíadas de Los Angeles 1984
Esportes

CBJ lamenta morte de Luiz Onmura, medalhista nas Olimpíadas de Los Angeles 1984

publisherLogo
Gazeta Esportiva
02/11/2024 15h15
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Neste sábado, por meio de uma nota oficial, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) lamentou a morte de Luiz Onmura, brasileiro medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984. O ex-judoca lutava contra um câncer desde 2022 e faleceu, aos 64 anos, em Santos.

Durante o Troféu Brasil de Judô, evento que conta com a presença dos principais judocas do Brasil e ocorre neste final de semana, em Belo Horizonte, a CBJ prestará uma homenagem ao legado de Onmura.

“É um momento de muita tristeza e consternação. Em nome do judô brasileiro, envio minhas sinceras condolências aos familiares, amigos, alunos do Luiz Onmura, que foi um guerreiro em seu último combate, o mais difícil, creio eu, contra o câncer. A CBJ lamenta profundamente a perda de um de seus maiores judocas, o primeiro medalhista olímpico nascido no Brasil. Mas, ficaremos para sempre com a lembrança das suas conquistas, que deram muitas alegrias à família do judô e ao povo brasileiro. Seu legado será eterno”, lamentou Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ.

Veja no Twitter
twitter

O CBI Troféu Brasil e Grand Prix Nacional de Judô estão chegando, e você acompanha tudo ao vivo na telinha do @sportv , @timebrasil e CBJ TV!

É hora de torcer pelos nossos judocas! Confira a programação oficial!#TrofeuBrasilCBJ #GrandPrixCBJ pic.twitter.com/ym9we6RpMZ

— CBJ (@JudoCBJ) October 30, 2024


Nascido em São Paulo, Luiz Yoshio Onmura iniciou no judô na Vila Sônia e foi aluno de Massao Shinohara, único décimo Dan do Brasil, além de ter defendido o Flamengo.

Onmura participou de três edições das Olimpíadas (Moscou 1980, Los Angeles 1984 e Seul 1988) e foi medalhista em uma delas, nos EUA, onde conquistou o bronze e encerrou jejum de 12 anos sem medalhistas brasileiros, desde Chiaki Ishii, em Munique 1972. Desde então, o pódio sempre conta com pelo menos um brasileiro.

O atleta também foi prata nos Jogos Pan-Americanos de San Juan (1979), Caracas 1983 e Indianápolis 1987, bicampeão Pan-Americano (1980 e 1988) e campeão sul-americano (1979).

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também