Claudiney Batista conquista medalha de ouro e bate recorde paralímpico no lançamento de disco
Gazeta Esportiva
Claudiney Batista brilhou e conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco, classe F56 (para pessoas que competem sentados), dos Jogos Paralímpicos de Paris. Nesta segunda-feira, o brasileiro venceu a prova com a marca de 46,86m, novo recorde paralímpico.
Enquanto a prata foi levada pelo indiano Yogesh Khatunya, com uma marca de 42,22m, o bronze ficou com o grego Konstantinos Tzounis, que fez um lançamento de 41,32m.
Esta foi a quarta medalha paralímpica de Claudiney Batista. No Rio-2016 e em Tóquio-2020 ele conquistou medalha de ouro, e em Londres-2012, ficou com a de prata.
“É um mix de emoções. Feliz com esse tricampeonato, é muito treino, muito foco, muita determinação, treinei bastante nessa aclimatação. Nesse momento vale tudo, alimentação, descanso, a ótima estrutura que o comitê nos deu em Troyes (na França). Estava com um desconforto na coluna, fiquei apreensivo, mas na hora ali a adrenalina subiu, não senti dor e deu tudo certo”, disse Claudiney.
Beth Gomes é prata!
Uma das porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos, Beth Gomes também ganhou uma medalha nesta segunda. Ela ficou com a de prata no arremesso de peso das classes F53/F54, atingindo uma marca de 7,82m.
Inclusive, Beth bateu o recorde mundial de sua classe. A maior marca já era dela, ao ter lançado 7,75m no Mundial de atletismo de 2023, também em Paris.