Com vitória sobre Libertad, River Plate garante vaga no Mundial de Clubes 2025
Gazeta Esportiva
O River Plate está classificado para o Mundial de Clubes da Fifa de 2025. A conquista da vaga veio nesta terça-feira, após o time argentino bater o Libertad, por 2 a 0, pela quinta rodada da Copa Libertadores.
Além de assegurar a vaga na competição, o River também se classificou às oitavas de final da Libertadores. E a classificação ao mata-mata foi o motivo que colocou a equipe no Mundial.
O River se junta a Palmeiras, Flamengo e Fluminense, últimos campeões da Libertadores. As equipes garantiram a classificação ao Mundial por terem conquistado a competição continental.
O time argentino, no entanto, garantiu a vaga por conta do ranking da Conmebol. O regulamento da competição prevê duas vagas para as equipes sul-americanas mais bem colocadas no ranking.
Sendo assim, faltam apenas duas vagas a serem preenchidas por clubes da América do Sul. O campeão da atual edição da Libertadores e a segunda equipe mais bem colocada no ranking se classificam ao Mundial.
A primeira edição do novo formato do Mundial está prevista para ocorrer apenas em 2025, durante os meses de junho e julho. Além dos sul-americanos, outros 23 clubes já estão classificados: Atlético de Madrid, Bayern de Munique, Benfica, Borussia Dortmund, Chelsea, Inter de Milão, Juventus, Manchester City, Porto, PSG, Real Madrid e RB Salzburg (Europa); Al-Hilal, Urawa Reds e Ulsan Hyundai (Ásia); León, Monterrey e Seattle Sounders (América do Norte e Central); Al Ahly, Espérance, Mamelodi Sundowns e Wydad Casablanca (África); Auckland City (Oceania).