Cruzeiro condena gestos racistas de torcedores do Boca Juniors em jogo pela Sul-Americana
Gazeta Esportiva
O Cruzeiro condenou os gestos racistas reproduzidos por torcedores do Boca Juniors no duelo desta quinta-feira, válido pela ida das oitavas de final da Sul-Americana. A partida aconteceu em La Bombonera, casa do clube argentino, em Buenos Aires, capital da Argentina.
O novo caso de racismo aconteceu durante a partida. Em vídeo que circula nas redes sociais, um torcedor do Boca Juniors é visto imitando um macaco em direção à torcida do Cruzeiro.
Em nota, o clube mineiro condenou a atitude da torcida da equipe mandante e ressaltou que é necessário “dar um basta a este movimento criminoso com ações efetivas dentro e fora dos estádios”.
O caso não foi o único que ocorreu em jogos de equipes brasileiras pela Sul-Americana. Também nesta quinta-feira, no duelo entre Athletico-PR e Belgrano, na Ligga Arena, em Curitiba, torcedores argentinos foram vistos reproduzindo os mesmos gestos. Além disso, foi arremessada uma lanterna à torcida do Furacão, atingindo um torcedor. Eles foram identificados, detidos e encaminhados à Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe).
O confronto acabou com derrota do Cruzeiro para o Boca Juniors por 1 a 0. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Veja a nota do Cruzeiro na íntegra
“O Cruzeiro condena os gestos e termos racistas de torcedores do Boca Juniors proferidos aos torcedores cruzeirenses, durante o jogo das oitavas de final da Sudamericana. Precisamos dar um basta a este movimento criminoso com ações efetivas dentro e fora dos estádios. Racismo é crime e uma luta de todos”.