De volta ao Santos, Luan Peres revela papo com Teixeira e mira acesso: “Dane-se se em 1º ou 4º”
Gazeta Esportiva
O zagueiro Luan Peres está de volta ao Santos. Nesta quinta-feira, o defensor foi apresentado na Vila Viva Sorte, com a presença da família, e revelou uma conversa com o presidente Marcelo Teixeira sobre o futuro do clube.
Além do Peixe, Luan foi procurado por outros times brasileiros, inclusive da Série A. Ele, contudo, priorizou a equipe alvinegra. Ao retornar, bateu um papo com Marcelo Teixeira e definiu o principal objetivo para 2024: retornar para a Primeira Divisão.
“O projeto é voltar a buscar títulos. Tive uma conversa com o presidente, foi falado que o foco é subir. Temos que subir, dane-se se ficar em primeira ou quarto. O foco é estar na Série A do ano que vem. Aí sim, com outras receitas, jogadores querendo vir… O Santos é gigante. Quando estiver na Série A, vai ter portas abertas para outros jogadores. O foco, depois que subir, é voltar a brigar por títulos. Chegar longe na Copa do Brasil, nas competições… Mas isso é assunto para depois, o foco agora é subir”, disse o jogador.
O defensor volta ao Santos em um momento bem diferente do clube. Quando ele saiu com destino à Europa, a equipe havia acabado de ser vice-campeã da Libertadores. Agora, está na Série B do Campeonato Brasileiro.
Luan Peres, porém, assume a responsabilidade e sabe da expectativa da torcida quanto ao seu futebol, tendo em vista as boas atuações que teve durante sua primeira passagem pelo clube.
“Acho que existe sim uma expectativa pelo o que eu fiz na primeira passagem. Depois, o grupo se desfez. Era um grupo que brigava por títulos, jogava bem. O momento é outro. A competição é diferente, é mais corpo a corpo, mais difícil de jogar. Alguns campos não muito bons, os times tentam mostrar mais contra o Santos. Tivemos deslizes, mas é normal. Temos tudo para voltar à Série A se seguir esse caminho. Não cabe comparação, tínhamos um time vitorioso e que se desfez. Desde então, passaram outros elencos, que também não conseguiram bons resultados. Temos que pensar em subir. Tem alguns jogadores da minha época, o Alison, o Pituca, Sandry, João Paulo, que está machucado. Mas agora é pensar nessa temporada. O que passou, ficou para trás”, comentou.
O zagueiro de 30 anos estava no Fenerbahçe, da Turquia, e também atraía interesse de outras equipes brasileiras. No entanto, o Peixe conseguiu superar a concorrência, sobretudo a do Vasco, e contratou o atleta até o final de dezembro de 2027.
Pesou a favor do Santos o carinho de Luan Peres pelo clube e também pela cidade. Ele tinha desejo de voltar a residir em Santos e viu esse retorno com bons olhos.
O zagueiro foi vice-campeão da Libertadores com a camisa alvinegra, em 2020, e nunca escondeu a afeição que sente pelo Santos. Na sua primeira passagem, foram 90 partidas e cinco assistências. Ele, agora, irá brigar por posição com Gil, João Basso, Alex e Jair.
No Brasil, Luan Peres atuou pela Portuguesa, Santa Cruz, Red Bull Brasil, Ituano, Ponte Preta, Fluminense e, claro, o Santos. Após deixar o Peixe, ele defendeu o Olympique de Marselha, da França, e o Fenerbahçe, da Turquia.
O jogador foi o sexto reforço do Peixe na última janela de transferências. O clube ainda contratou o goleiro Renan, os atacantes Wendel Silva, Billy Arce e Yusupha Njie, além do meia-atacante Laquintana.