Diretor do Bayern critica contratação de Mbappé pelo Real Madrid e a ganância por dinheiro no futebol
Gazeta Esportiva
O diretor esportivo do Bayern de Munique, Max Eberl, criticou neste sábado a contratação do atacante Kylian Mbappé pelo Real Madrid. Na visão do dirigente, as altas cifras e a ganância por dinheiro podem arruinar o futebol.
“Você sempre pode se tornar mais ganancioso com dinheiro, mas todo mundo que é ganancioso com dinheiro gradualmente se tornará o prego no caixão do futebol. Se em algum momento todo o dinheiro sair (do mercado), não haverá mais nada com que fazer negócios. Estamos falando de centenas de milhões. É demais e em algum momento tenho a sensação de que vai explodir”, disse em entrevista ao jornal alemão Sueddeutsche Zeitung ao ser questionado sobre o anúncio do francês pelo clube merengue.
Além disso, Eberl também afirmou que o atual modelo de negócio não é sustentável e o aumento significativo dos valores no futebol europeu pode levar a uma grande interferência de outras entidades, por exemplo, a Arábia Saudita.
“Em algum momento ficará supersaturado e a Arábia Saudita chegará. Isso não me dá bons sentimentos. Devo dizer isso para ser justo, mas esse é o mercado no momento. O dinheiro está saindo do mercado. Nenhum clube se beneficia com isso. Os jogadores, as famílias, os agentes, todos beneficiam, mas os clubes não. No passado, pelo menos os clubes foram beneficiados. O dinheiro ficou no ciclo e diminuirá cada vez mais.”
Por fim, o diretor do Bayern de Munique comentou sobre o dilema que os clubes se encontram entre o sucesso esportivo e a estabilidade financeira.
“É claro que sei que vocês não vão me aplaudir aqui se terminarmos em quinto, mas nossa contagem aumentou. Você só quer harmonizar as duas coisas. O Bayern conseguiu fazê-lo uma e outra vez. Claro, eu também quero ter sucesso. Como responsável pela área esportiva, também estou nesse dilema”, relatou Eberl.
Na última temporada, o Bayern de Munique perdeu o título do Campeonato Alemão para o Bayer Leverkusen e encerrou uma sequência de 11 conquistas consecutivas da competição.