Entenda quais são as regras do sorteio do Mundial de Clubes de 2025
Gazeta Esportiva
Os potes do sorteio do Mundial de Clubes da Fifa de 2025 estão definidos. Nesta terça-feira, a entidade organizadora da competição divulgou as regras do sorteio, que será realizado nesta quinta-feira, em Miami, nos Estados Unidos, a partir das 15 horas (de Brasília).
A Fifa afirmou que o sorteio tem como princípio a garantia da competitividade, da diversidade geográfica e do equilíbrio do torneio, não só na fase de grupos, como no mata-mata. As 32 equipes que disputarão o torneio foram divididas em quatro potes, levando em conta as posições no ranking de cada confederação.
A competição será disputada nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho a 13 de julho. Os jogos serão disputados em 11 estádios, localizados em 12 sedes distintas.
O pote 1 traz os quatro europeus (Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique e PSG) e os quatro sul-americanos com melhor posição de seus rankings (Flamengo, Fluminense, Palmeiras e River Plate). Enquanto o pote 2 é composto pelos oito times restantes da Uefa (Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Porto, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Salzburg).
Já o pote 3 reúne as duas equipes com melhor ranking da Ásia (AFC), da África (CAF) e das Américas Central, do Norte e Caribe (Concacaf), além das duas equipes sul-americanas restantes (Al Hilal, Ulsan, Al Ahly, Wydad Casablanca, Monterrey, Club León, Boca Juniors e Botafogo).
O pote 4 tem os dois times de cada uma dessas regiões (Urawa Red Diamonds, Al Ain, Espérance, Mamelodi Sundowns, Pachuca, Seattle Sounders), além do representante da Oceania (Auckland City) e do representante do país sede (Inter Miami).
Como irá funcionar o sorteio?
O sorteio terá algumas restrições. Nenhum grupo poderá ter mais de uma equipe da mesma confederação continental, com exceção da Uefa, que é representada por 12 equipes. Sendo assim, quatro dos oito grupos terão dois clubes europeus, de países diferentes e obrigatoriamente os quatro piores ranqueados.
Além disso, será aplicado um princípio de chaveamento a partir dos rankings das confederações para alocar os times do pote 1 (cabeças de chave) em seus respectivos grupos. Ainda, por motivos de tabela, os dois clubes dos Estados Unidos, Inter Miami e Seattle Sounders, serão automaticamente alocados na quarta posição dos grupos A e B, respectivamente.
Os times representantes do país sede irão fazer a abertura da competição. Inter Miami e Seattle Sounders estreiam no Estádio Hard Rock, em Miami, e no Lumen Field, em Seattle, respectivamente.
E no mata-mata?
A etapa eliminatória também tem algumas regras. Flamengo, Palmeiras, River Plate e Fluminense serão distribuídos em grupos de forma que não se enfrentem antes das semifinais, mesmo se terminarem em primeiro lugar em seus grupos.
Além disso, Flamengo e Palmeiras (1° e 2° da Conmebol) e Manchester City e Real Madrid (1° e 2° da Uefa) serão colocados em chaves opostas para que só possam se enfrentar na semifinal se tiverem sido líderes de seus respectivos grupos. O mesmo critério será usado com River Plate e Fluminense (3° e 4° da Conmebol) e Bayern de Munique e Paris Saint-Germain (3° e 4° da Uefa).
Confira todos os potes:
Pote 1: Manchester City (ING), Real Madrid (ESP), Bayern de Munique (ALE), Paris Saint-Germain (FRA), Flamengo (BRA), Palmeiras (BRA), River Plate (ARG) e Fluminense (BRA)
Pote 2: Chelsea (ING), Borussia Dortmund (ALE), Inter de Milão (ITA), Porto (POR), Atlético de Madrid (ESP), Benfica (POR), Juventus (ITA) e Salzburg (AUT)
Pote 3: Al Hilal (SAU), Ulsan HD (COR), Al Ahly (EGI), Wydad Casablanca (MAR), Monterrey (MEX), Club León (MEX), CA Boca Juniors (ARG) e Botafogo (BRA)
Pote 4: Urawa Red Diamonds (JAP), Al Ain (EAU), Espérance (TUN), Mamelodi Sundowns (RSA), Pachuca (MEX), Seattle Sounders (EUA), Auckland City (NZL) e Inter Miami (EUA)