Federação Inglesa tentará manter Southgate mesmo em caso de derrota na final da Euro
Gazeta Esportiva
A seleção da Inglaterra se encontra pela segunda edição seguida na final da Eurocopa (a segunda decisão em sua história), sendo treinada por Gareth Southgate em ambos os torneios. Com isso em mente, a Federação Inglesa de Futebol (FA) quer estender o contrato do técnico, que termina no final deste ano, até a próxima Copa do Mundo, em 2026, conforme avança o jornal inglês The Guardian.
A mesma fonte informa que Gareth é muito bem visto pelos dirigentes dentro da federação. O técnico ocupa o cargo de comandante da seleção inglesa desde 2016, já disputou duas Copas do Mundo (2018 e 2022) e está em sua segunda Euro, com o seu melhor desempenho em grandes torneios sendo o vice-campeonato do último continental, em 2021, perdido em casa, para a Itália.
Resta saber somente se o treinador inglês vai aceitar a proposta e se manter no cargo. Southgate sugeriu anteriormente que não permaneceria caso não voltasse da Alemanha com o título. Além disso, ele enfrenta grandes críticas por parte da mídia e da torcida inglesa, por não apresentar um futebol ‘aceitável’ no decorrer da Euro, apesar de estar na final.
Southgate foi elogiado na última partida pelas semifinais da competição, contra a Holanda, ao trazer do banco de reservas o meia-atacante Cole Palmer e o centroavante Ollie Watkins. Palmer proveu a assistência para o bonito gol de Watkins nos últimos minutos do jogo, o que mandou a Inglaterra para a final – o centroavante não havia entrado em campo ainda no torneio.
A seleção inglesa enfrenta a Espanha pela final da Euro no próximo domingo, às 16h (de Brasília). No caso de vitória contra a tricampeã, este será o primeiro título dos ingleses no continental, o primeiro grande título do país desde a Copa de 1966 e o primeiro troféu da carreira de Gareth Southgate como técnico.