Flamengo anuncia a contratação do atacante equatoriano Gonzalo Plata
Gazeta Esportiva
Nesta sexta-feira, o Flamengo anunciou a contratação do atacante Gonzalo Plata, que estava no Al-Sadd, do Catar. O equatoriano assinou um contrato com o Rubro-Negro válido até o fim de agosto de 2028. Para contar com o jogador, o clube desembolsou inicialmente a quantia de 4,5 milhões de dólares (R$ 25,32 milhões).
Para contar integralmente com os direitos econômicos, a negociação com o clube catari será fechada em 9,1 milhões de dólares (R$ 51,2 milhões). Além disso, ficou acordado que o Al-Sadd contemplará 30% de lucro em uma eventual venda do jogador pelo Flamengo.
Pela equipe do Catar, Gonzalo Plata cravou 11 gols e distribuiu oito assistências, em 31 jogos completados. Além disso, relevado pelo Independiente del Valle, o ponta direita soma passagens pelo futebol europeu, em clubes como Real Valladolid, da Espanha, e Sporting, de Portugal. No clube espanhol, em que teve mais destaque, anotou sete tentos e deu 12 passes para gols, em 67 compromissos.
Sempre convocado pela seleção do Equador, o atacante participou da última Copa do Mundo, em 2022, no Catar.
Vale destacar que o Corinthians pretendia a contratação do equatoriano. Porém, após acerto inicial, o Al-Sadd mudou os termos antes do negócio ser concretizado e o valor pedido foi considerado inviável pelo Timão.
O Flamengo, portanto, anunciou seu quarto reforço para esta temporada. Os cariocas voltam aos gramados, no domingo (1º), justamente para enfrentar o Corinthians. A partida, válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, acontece na Neo Química Arena, às 16h (de Brasília).