Hugo Calderano atropela sul-coreano e leva Brasil à semifinal inédita no tênis de mesa
Gazeta Esportiva
A participação de Hugo Calderano nos Jogos Olímpicos de Paris já é histórica. Nesta quinta-feira, o brasileiro atropelou o sul-coreano Jang Woo-jin por 4 sets a 0, parciais de 11/4, 11/7, 11/5 e 11/6, e se classificou às semifinais da chave de simples masculina do tênis de mesa de forma inédita.
Com o triunfo, o mesatenista assegurou o melhor resultado do Brasil na modalidade em Olimpíadas, superando a campanha que ele mesmo havia alcançado em Tóquio 2020, quando parou nas quartas de final.
Além disso, Hugo Calderano já garante briga por medalha em Paris. Mesmo que perca na semifinal, o brasileiro irá competir pelo bronze com o perdedor do outro confronto.
“Sentimento de muita felicidade por levar o tênis de mesa brasileiro a um patamar tão alto nas Olimpíadas. Logo em seguida, tenho também tem o sentimento de ir pelo título. Sei que ainda tem mais dois jogos, tenho que manter o foco. Vou conseguir digerir essa vaga na semifinal e me preparar para a partida de amanhã”, celebrou o atleta em entrevista à SporTV.
“Feliz por todo mundo que me apoia. A medalha é o grande objetivo de qualquer Olimpíadas. Fiquei muito triste quando perdi nas quartas em Tóquio. Isso é resultado de muito trabalho, muito sacrifício. Tudo vale a pena. Agora vou buscar uma medalha”, completou.
Atual sexto colocado do ranking mundial, Hugo Calderano agora aguarda o seu adversário na próxima fase dos Jogos. Nas semis, ele irá enfrentar o egípcio Omar Assar ou o sueco Truls Moregardh, que medem forças ainda nesta quinta-feira.
O duelo das semifinais acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 6h (de Brasília) da manhã.
Como foi o jogo?
Hugo atropelou o sul-coreano no primeiro set. O brasileiro conseguiu imprimir seu ritmo e venceu o game por 11 a 4.
No segundo set, prevaleceu o equilíbrio. Os mesatenistas foram trocando pontos, mas Hugo cresceu já na reta final e fechou o game em 11 a 7.
Com as costas na parede, o sul-coreano cometeu inúmeros erros no terceiro set e viu Calderano abrir larga vantagem. O atleta brasileiro ditava o ritmo da partida e, mais uma vez, passou por cima do adversário, levando o game por 11 a 5 e abrindo 3 sets a 0.
Ele repetiu a dose no quarto set e venceu por 11 a 6, garantindo vaga na próxima fase.