João e Marina conseguem vaga na regata final, mas estão fora da disputa por medalha
Gazeta Esportiva
João Siemsen e Marina Arndt não tem mais chances de conseguirem uma medalha na classe Nacra 17 da vela dos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta terça-feira, a dupla brasileira disputou as regatas 10, 11 e 12 e conseguiram avançar para a regata final, mas já sem chances de ficar no pódio final.
Na regata da medalha, a pontuação é dobrada. No entanto, os pontos obtidos na fase classificatória permanecem com a dupla. Portanto, como os brasileiros terminaram em 10º lugar na primeira fase, com 109 pontos líquidos, eles não têm mais chances matemáticas de alcançar os líderes.
Quem terminou em primeiro na tabela geral foi a dupla italiana Ruggero Tita e Caterina Marianna Banti, com 27 pontos líquidos. Na vela, quanto menor a quantidade de pontos, melhor o desempenho dos atletas.
A disputa por medalha da classe Nacra 17 das Olímpiadas está marcada para iniciar nesta quarta-feira, a partir das 9h43 (de Brasília).
Fórmula Kite
Bruno Lobo, competindo na classe Kite, disputou as regatas 6 e 7, nesta terça-feira. O brasileiro terminou o dia na 7ª posição geral, com 29 pontos líquidos e garantindo, até o momento, vaga na semifinal.
Na vela, quanto menor a quantidade de pontos, melhor o desempenho dos atletas. Na regata 6, Bruno Lobo terminou na 10ª colocação e somou dez pontos em sua classificação. Na prova seguinte, melhorou seu desempenho e ficou na 5ª posição, somando apenas cinco tentos.
O líder segue sendo o esloveno Toni Vodisek, com 12 pontos líquidos. Os dez primeiros colocados avançam para semifinal, com vantagem para os quatro primeiros que já garantem vaga na decisão.
As próximas regatas do Kite masculino estão previstas para esta quarta-feira, às 7h23 (de Brasília).
Classe 470
Ainda nesta terça-feira, Henrique Haddad e Isabel Swan garantiram vaga na final da classe 470 na vela. Apenas duas regatas (7 e 8) foram disputadas, com os brasileiros encerrando o dia na 10ª posição, com 64 pontos líquidos.
Na regata 7, Henrique e Isabel terminaram apenas na 13ª posição, somando 13 pontos em sua classificação, mas puderam descartar esse resultado por ter sido o pior em todas as provas. Já na regata 8, a dupla brasileira venceu e somou apenas um ponto na classificação geral. Com isso, os brasileiros terminam na 10ª posição geral e garantem a última vaga na regata final.
Mais duas regatas seriam disputas nesta terça-feira, mas foram canceladas por conta das condições climáticas.
A dupla da Áustria, Lara Vadlau e Lukas Maehr, terminou a fase de classificação na 1ª posição, com 24 tentos líquidos.
Henrique e Isabel vão disputar a medalha olímpica na classe 470 da vela nesta quarta-feira, às 10h43 (de Brasília)