Leonardo Gonçalves e Mayra Aguiar perdem no golden score e caem na estreia do judô
Gazeta Esportiva
O brasileiro Leonardo Gonçalves lutou, mas não conseguiu evitar a derrota em sua estreia nos tatames da Arena Campo de Marte. Nesta quinta-feira, o judoca foi superado por Dzhafar Kostoev, dos Emirados Árabes Unidos, na primeira rodada da categoria até 100 kg e dá adeus às competições individuais nos Jogos Olímpicos de Paris. Já na chave feminina até 78 kg, Mayra Aguiar também caiu na primeira luta, diante da italiana Alice Bellandi, primeira colocada do ranking mundial.
Leonardo começou levando um waza-ari, mas se recuperou com um belo golpe e conseguiu empatar, levando a luta para o golden score. Ele tentou aplicar um waza-ari sobre o adversário, mas sofreu um contragolpe e foi eliminado.
Natural de Iguape, no interior de São Paulo, Leonardo Gonçalves, de 28 anos, é o 12º colocado da categoria no ranking mundial. Ele participa das Olimpíadas pela primeira vez.
Mayra Aguiar, por sua vez, também conseguiu levar o combate para o golden score. Ela, porém, estava pendurada com dois shidos. A brasileira levou um golpe da adversária, mas viu os juízes anularem o ponto e ganhou um respiro na luta. Entretanto, logo na sequência, ela sofreu um waza-ari e saiu da disputa por medalhas.
Afastada dos torneios de judô desde dezembro de 2023 para focar em Paris, Mayra é a atual 12ª colocada no ranking mundial e vem de um título no Grand Slam de Tóquio, no ano passado, última vez em que havia competido nos tatames.
A atleta visava repetir seu bom histórico em Olimpíadas. Em sua quinta participação nos Jogos, ela coleciona três medalhas de bronze no torneio: Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Todas na categoria até 78 kg.
Na atual edição dos Jogos Olímpicos, o judô já rendeu duas medalhas para o Brasil. Willian Lima faturou a prata na categoria até 66 kg, enquanto Larissa Pimenta levou o bronze nos 52 kg feminino.
Na última quarta-feira, Rafael Macedo chegou a brigar pelo bronze na categoria até 90 kg, mas sofreu uma punição polêmica e perdeu a medalha para o dono da casa Maxime-Gael Ngayap Hambou.
Leonardo Gonçalves e Mayra Aguiar ainda integram o time brasileiro que brigará por medalha nas equipes mistas em Paris. A competição será neste sábado, a partir das 5h (de Brasília) da manhã.