Mano Menezes é apresentado no Fluminense e comenta mudança do estilo de jogo: “O jeito de Diniz é único”
Gazeta Esportiva
Nesta quarta-feira, o técnico Mano Menezes foi apresentado pelo Fluminense e concedeu sua primeira coletiva de imprensa no clube. O treinador comentou sobre a mudança de estilo de jogo em relação ao seu antecessor, Fernando Diniz.
“Eu não sei o número de treinadores de técnicos que nós temos no Brasil, mas tenho certeza absoluta que todos eles que chegassem para substituir o Diniz mudaria o jeito de jogar, porque o jeito de Diniz é único, então com pequenas alterações, com maiores ou menores, certamente nós teremos uma mudança de jeito de jogar”, afirmou.
Apesar disso, Mano planeja manter algumas das ideias de Diniz nesse primeiro momento para evitar grande instabilidade na equipe, que ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas seis pontos conquistados em 13 jogos.
“Não teremos uma ruptura muito grande da noite pro dia, porque em dois anos e meio de trabalho se fixa uma ideia e essa ideia se tornou vencedora dessa maneira. Então ela fica mais ainda na cabeça dos jogadores”, disse.
“Eu acho que com pequenas alterações, com pequenos ajustes, progressivamente vamos fazer essa transição de modo seguro, para não criar mais instabilidade ainda para os jogadores do que eles atravessam neste momento”, concluiu.
Ainda sobre o estilo, Mano Menezes afirmou ser um técnico que gosta de jogar de diferentes maneiras e ressaltou a execução para o sucesso de cada uma.
“Não sou um técnico de uma ideia só de jogar, todas são boas e para elas serem boas têm que ser bem executadas. Temos jogadores inteligentes para entender a maneira simples que vejo futebol. Muitos deles já trabalharam comigo e sabem do que eu gosto. Tenho uma trajetória de 20 anos, então todos sabem o que vejo de futebol.”
O treinador de 62 anos terá pouco tempo para treinar a equipe antes de sua estreia. O Fluminense entra em campo nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Internacional, no Maracanã, pela 14ª rodada do Brasileirão.
Mesmo com este empecilho, Mano se mostrou confiante na busca de uma retomada do bom desempenho da equipe e das vitórias.
“Sou técnico de futebol, aceito desafios, assumo equipes, construo trabalhos e essa é minha vida. Aceitei o convite por entender que tenho capacidade em uma hora como essa agregar experiência, conhecimento de ter passado por bastante situações no futebol e liderar o processo, que é um dos papéis do treinador.”