Maratonista Daniel Nascimento testa positivo em antidoping e está fora das Olimpíadas de Paris
Gazeta Esportiva
Daniel Nascimento, maratonista do Brasil, foi pego em exame antidoping surpresa e está cortado da disputa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta de alto rendimento pode ser suspenso por até quatro anos.
Até o momento, este é o primeiro caso de antidoping registrado pelo Brasil antes das Olimpíadas. De acordo com a lista de suspensos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Daniel testou positivo para três substâncias proibidas, que são: Drostanolona, Metenolona e Nandrolona (hormônios anabolizantes S1).
Na lista atualizada da ABCD, que registra os atletas com suspensão provisória, Daniel Nascimento teve resultado analítico adverso em exame surpresa, efetuado fora de competição, no dia 4 de julho.
O maratonista foi o primeiro brasileiro a garantir classificação na competição masculina após atingir o índice olímpico em Hamburgo, em 2023, e era um dos destaques do Time Brasil. Danielzinho é responsável por quebrar um recorde ao terminar a Maratona de Seul, na Coreia do Sul, em apenas 2h04min51s. Este foi o melhor tempo já registrado por um atleta que não nasceu no continente africano.