Palmeiras é absolvido pelo STJD após identificar torcedor que cuspiu em Tite no duelo contra o Flamengo
Gazeta Esportiva
Em sessão realizada nesta quarta-feira, o Palmeiras foi absolvido pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O Alviverde foi levado ao tribunal e julgado após um torcedor cuspir no técnico Tite no duelo contra o Flamengo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
O Verdão foi absolvido pelos auditores depois de identificar e encaminhar à Justiça o torcedor que de fato cuspiu no treinador flamenguista. De acordo com a nota oficial do STJD, a decisão de primeiro grau foi proferida por unanimidade dos votos e cabe recurso ao Pleno.
O Palmeiras estava sendo julgado por infringir o artigo 213, inciso I, do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que diz: “Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto (AC)”. Caso fosse condenado, o clube poderia ter que pagar uma multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.
A denúncia não havia sido relatada na súmula pelo árbitro de campo, o fato foi citado pelo delegado da partida no campo de observações do relatório. O episódio aconteceu no intervalo do confronto, realizado em 21 de abril deste ano. Tite reclamou da cusparada em coletiva pós-jogo.
Em defesa do Alviverde, o advogado Andrés Perez explicou todas as medidas tomadas pelo clube para identificar o torcedor, como o uso da tecnologia de identificação facial e o sistema de câmeras de segurança do Allianz Parque. “Identificamos com as roupas, assento utilizado, ingresso adquirido”, disse o profissional na sessão.
Com isso, o Palmeiras pôde de fato identificar e coletar informações torcedor que cuspiu em Tite. O clube, então, registrou um boletim de ocorrência e enviou as imagens à polícia. Dessa forma, o pedido de absolvição foi acolhido pelo relator do processo, auditor Alexandre Beck.
“O clube diligenciou e o boletim foi lavrado dois dias depois. O caso está com a autoridade policial. Na minha opinião é o caso da excludente do artigo 213. Meu voto é pela absolvição do Palmeiras”, declarou Beck.