Palmeiras é derrotado pelo Botafogo e desperdiça chance de assumir a liderança do Brasileirão
Gazeta Esportiva
O Palmeiras foi derrotado pelo Botafogo, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira. Tiquinho Soares fez o único gol do jogo, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, que aconteceu no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
As equipes entraram em campo brigando pela liderança. Com a derrota, o Alviverde desperdiçou a chance de assumir a ponta da tabela e fica na segunda colocação, com 33 pontos. Os cariocas chegaram a 36 pontos e seguem na liderança. O Verdão ainda pode perder a segunda posição nesta rodada em caso de vitória do Flamengo.
Nesta partida, o técnico Abel Ferreira promoveu as estreias dos meias Mauricio e Felipe Anderson, que ficaram à disposição, no banco de reservas, pela primeira vez. Do outro lado, Artur Jorge promoveu a estreia do atacante Igor Jesus.
Botafogo e Palmeiras retornam a campo no sábado, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo enfrenta o Internacional, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos. O Palmeiras enfrenta o Cruzeiro, às 21 horas, no Allianz Parque.
Primeiro tempo intenso, mas sem gols
O Botafogo teve uma boa chegada logo aos dois minutos do primeiro tempo. Luiz Henrique tocou para Júnior Santos, que finalizou, mas a bola desviou em Murilo e foi para escanteio. Pouco depois, o Palmeiras respondeu em uma bola parada. Piquerez tocou para Raphael Veiga, que cruzou na área e a defesa afastou. Em seguida, Estêvão fez boa jogada na área e passou para Veiga. O meia bateu, mas viu Alexander Barbosa cortar. Aos nove minutos, Marlon Freitas recebeu na entrada da área e bateu firme para grande defesa de Weverton.
Aos 13, Savarino lançou para Júnior Santos, que levou a melhor sobre Marcos Rocha e bateu no gol. Weverton salvou. Quatro minutos depois, Marcos Rocha lançou Flaco López, o argentino avançou na área, finalizou e viu John defender. a boa oportunidade. Na sequência, após cobrança de escanteio, a bola sobrou fora da área com Gabriel Menino, e o meia soltou uma pancada para fora, com perigo.
Estêvão fez boa jogada pela direita, avançou até o fundo e cruzou para trás, mas a zaga do Botafogo afastou. O Palmeiras ensaiou uma pressão, mas não conseguiu levar perigo nas conclusões. Aos 33, Júnior Santos tentou de cabeça depois de passe de Damián Suárez e mandou para fora. Três minutos depois, Piquerez mandou na área para Estêvão e, livre, o camisa 41 cabeceou mal. Em seguida, Suárez cruzou para Savarino, que ajeitou de cabeça e viu Luiz Henrique chegar batendo firme. Weverton salvou o Palmeiras. Aos 38, Piquerez salvou o cabeceio de Barboza.
Tiquinho Soares decide no segundo tempo
Logo no início do segundo tempo, o Palmeiras teve uma falta a seu favor. Veiga cobrou direto, sem perigo. O Botafogo respondeu, Gregore cabeceou sem muita precisão e mandou por cima do gol. Aos cinco minutos, Veiga fez boa jogada no meio e finalizou travado. Aos oito, Júnior Santos foi lançado sozinho depois de erro de Gabriel Menino, bateu para o gol de dentro da área. Weverton cresceu e fez uma grande defesa. O Botafogo abriu o placar aos 10. Luiz Henrique recebeu na direita, passou por Murilo e cruzou na área. Tiquinho Soares chegou livre, batendo para estufar a rede.
Aos 16, Piquerez arriscou da entrada da área e John defendeu. Pouco depois, Flaco recebeu de Gabriel Menino na área e tentou bater cruzado. John defendeu, mas o impedimento foi marcado. Por volta dos 25, Tiquinho perdeu a chance de ampliar e pegou fraco na bola, que ficou fácil para Weverton. Cerca de dez minutos depois, Luiz Henrique levou perigo, mas a defesa palmeirense afastou. Aos 40, Felipe Anderson arriscou e parou em defesa de John. Na sequência, Weverton fez boa defesa depois de chance de Igor Jesus, mas o lance estava impedido.
A reta final seguiu perigosa. Dudu cruzou na área para Flaco, mas John apareceu para defender. Nos acréscimos, Kauê ainda perdeu a chance de ampliar, mandando para fora.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 PALMEIRAS
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de julho de 2024 (quarta-feira)
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Cartão vermelho: nenhum
Cartões amarelos: Alexander Barboza e Damián Suárez (Botafogo)
Público: 39.570 torcedores
GOLS
BOTAFOGO: Tiquinho Soares (aos dez minutos do 2°T)
PALMEIRAS: nenhum
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Gabriel Menino (Felipe Anderson) e Raphael Veiga (Caio Paulista); Estêvão (Mauricio), Rony (Dudu) e Flaco López.
Técnico: Abel Ferreira
BOTAFOGO: John; Damián Suárez, Alexandre Barboza, Bastos e Marçal; Gregore, Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Luiz Henrique (Kauê) e Savarino; Júnior Santos (Igor Jesus) e Tiquinho Soares (Tchê Tchê).
Técnico Artur Jorge