Home
Esportes
Parceiro de Cruyff na Laranja Mecânica, Johan Neeskens falece aos 73 anos
Esportes

Parceiro de Cruyff na Laranja Mecânica, Johan Neeskens falece aos 73 anos

publisherLogo
Gazeta Esportiva
07/10/2024 15h33
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Grande parceiro de Cruyff, Johan Neeskens faleceu neste domingo, aos 73 anos. Juntos, atuaram e fizeram história por Ajax, Barcelona e seleção holandesa.

“A Real Federação Holandesa de Futebol (KNVB) ficou chocada com a notícia de que Johan Neeskens faleceu repentinamente aos 73 anos. Durante os últimos dias ele esteve na Argélia, trabalhando para o programa KNVB WorldCoaches, onde passou mal. Infelizmente, a ajuda médica não poderia fazer diferença para ele.”, foi escrito pela federação holandesa.

“Dentro e fora de campo, como jogador e treinador, ele era conhecido por sua tenacidade. Mas aqueles de nós que tiveram a sorte de conhecer Johan Neeskens na vida real, viram principalmente um ex-jogador de futebol que se tornou um cidadão do mundo. Também o lembraremos como um homem de família gentil, que tinha orgulho dos filhos e netos e que conseguiu tocar os outros com o seu amor pelo futebol, até ao fim”, diz outra parte do comunicado.

Pela seleção holandesa, Nesskens realizou 49 partidas e fez parte da histórica Laranja Mecânica de 1974, ano em que os holandeses chegaram à final da Copa do Mundo, perdendo para a Alemanha Ocidental. No Mundial seguinte, em 1978, a Holanda perdeu a decisão mais uma vez, mas para a Argentina.

Pelo Ajax, Neeskens disputou 171 partidas, marcou 39 gols e conquistou três Ligas dos Campeões de forma consecutiva (1970/1971, 1971/1972 e 1972/1973). Já pelo Barcelona, foram 233 aparições, com 54 gols marcados.

O ex-jogador se aposentou jogando na Suiça, pelo FC Zug, e depois se tornou técnico, treinando equipes da Suíça, Austrália, Espanha, Holanda, Turquia e África do Sul. Ele ainda foi auxiliar técnico do próprio Barcelona e da seleção holandesa.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também