Pela segunda vez consecutiva, Brasil e Quênia dividem o pódio da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu
Gazeta Esportiva
Atletas brasileiros e um queniano dividiram os lugares mais altos do pódio da 15º Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, realizada neste domingo. Na prova principal, o queniano Kiprotich Kirui ficou em primeiro lugar na Elite Masculina com o tempo de 02h23min44s, cruzando a linha de chegada quatro minutos antes do segundo colocado, o brasileiro de Pouso Alegre (MG), Renilson Vitorino da Silva. Outro queniano, campeão da prova ano passado, Justin Mogire, teve que abandonar o circuito pouco antes da entrada do Parque Nacional, após torcer o tornozelo direito.
Já na maratona feminina, duas brasileiras ocuparam os primeiros lugares. Com o tempo de 02h54min21s, Simoniely Serathiuk venceu pelo terceiro ano consecutivo. Juliana Pereira da Silva ficou com o segundo lugar, com uma diferença de pouco mais de dois minutos.
Na Maratona Revezamento, categoria masculina, a dupla Luís Cláudio de Freitas e Geison de Souza ficou em primeiro lugar. Já na categoria feminino, Suzete Andre e Maria Luísa Picel conquistaram o lugar mais alto do pódio. E por fim, no revezamento Misto, Keroly Adilles e José de Souza foram os campeões.
Com a participação de 5.045 atletas, a tradicional Maratona Internacional de Foz do Iguaçu não sofreu alteração do seu percurso dos últimos anos, tendo sua largada no Mirante do Vertedouro de Itaipu Binacional e a chegada nas Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional.
A edição deste ano contou com a participação de atletas de 15 países, sendo mais de 100 estrangeiros. Além do Brasil, participaram atletas da Argentina, Austrália, China, Dinamarca, Equador, Espanha, Quênia, Líbano, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Peru, Estados Unidos da América, Reino Unido e Venezuela.
Na corrida de 11,5 km, que acontece dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Walison Reis Ferreira venceu a categoria masculino e Ane Chies Guerra a categoria feminina. A novidade da 15º edição da prova foi a corrida de 5 km, que teve a largada e a chegada dentro da usina hidrelétrica da Itaipu, com Marcos Ferreira de Lima ficando em primeiro lugar, na categoria masculino, e Juscilene Moreira Alves, no feminino.
Outra novidade que a prova trouxe foi o Mini Maratonista, uma corrida infantil de lazer, que contou com a participação de mais de 400 crianças, divididas em várias categorias por idade, na praça Bartololeu Mitre no centro da cidade.