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Polícia investiga relação da gestão Augusto Melo com influencers sob suspeita de milícia digital
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Polícia investiga relação da gestão Augusto Melo com influencers sob suspeita de milícia digital

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Gazeta Esportiva
27/08/2024 14h22
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A Polícia Civil de São Paulo está investigando a relação da gestão Augusto Melo, no Corinthians, com influencers digitais que, desde a época de campanha eleitoral e também após a vitória nas urnas, agem com o intuito de promover e proteger a diretoria do clube nas redes sociais. A suspeita de uma eventual ação criminosa e orquestrada por meio de milícia digital, fonte de fake news e de ataques virtuais, está sob apuração dos departamentos de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), com apoio do Gaeco (Crime Organizado).

A ação das autoridades foi iniciada após conselheiros do clube e jornalistas procurarem a polícia para relatar movimentações coletivas e ameaças, principalmente, nas redes sociais, mediante a todo e qualquer tipo de manifestação, porventura, interpretada como contrária ou de desagrado a atual administração corintiana.

“Há muito tempo nós estamos recebendo várias ameaças. Eu, pessoalmente, a minha família, e chegamos ao cúmulo de ameaçarem jogar uma bomba no Conselho. Fiz um boletim de ocorrência e pedi para abrir um inquérito, está tramitando”, contou Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do clube e ex-delegado de polícia.

“Vai morrer gente daqui a pouco. Já comuniquei essa situação na delegacia, falei com o delegado César Saad e encaminhei para a delegacia que está apurando o caso da VaideBet”, completou Romeu.

César Saad, delegado titular do Dope, explicou que a atuação da polícia, neste momento, além de identificar usuários, consiste em averiguar se existe, de fato, uma ação coletiva.

“A gente recebeu essa solicitação, foi registrado. O Dr. Romeu Tuma Júnior juntou os prints que ele tinha, já instauramos o inquérito policial e acionamos a Unidade de Inteligência Policial, que é quem faz o rastreamento destes domínios, pois, normalmente, estes usuários utilizam nomes fantasiosos. A partir daí, a gente identifica os dados cadastrais, o IP da máquina utilizada para esse tipo de ameaça, que, no caso do Romeu, foi bem clara. Isso leva a consequências criminais, está em andamento”.

“Agora, a gente vai estudar para entender se é um grupo, se pode ser alguma coisa montada, uma briga política, se tem interesses por trás ou se é uma ação individual. Quando é uma ação coletiva, orquestrada, as consequências são mais graves. Se for um ato isolado, é um crime de ameaça. Agora, se for algo orquestrado, dirigido a este propósito, aí pode ter uma consequência maior, pois configura uma ação criminosa, montada com objetivo de prejudicar pessoas e o próprio Corinthians. Temos de apurar com mais rigor”.

Rubens Gomes, conhecido como Rubão, ex-diretor de futebol de Augusto Melo, se tornou alvo de ataques nas redes sociais após atrito com o presidente do Corinthians, antes mesmo de ser demitido do cargo. Ele conta que aproveitou a ida ao DPPC, quando prestou esclarecimentos sobre o caso VaideBet, para tratar do tema.

“Comecei a ser atacado sem saber o porquê, massacrado mesmo. Contratei uma empresa para gerir minha conta e entender o que estava acontecendo. O profissional entrou e encontrou vários robôs me atacando. Ele imprimiu isso e me entregou. Fiz um boletim de ocorrência e, quando fui depôr com o delegado Thiago Fernando Correia, entreguei a ele, e ele me disse que já sabia da milícia digital, e que ia tomar as devidas providências. Estão de olho nesta milícia. A polícia já sabe que é para intimidar as pessoas, estão checando os ‘IPs’, que, por mais que tenham sido apagados, vão ser mostrados para saber de quem é”, diz Rubão.

“Fiquei feliz em saber que a polícia já está investigando e dando atenção especial a isso, porque as pessoas não podem ser intimidadas por expressar o que pensam em pleno em século 21”.

RECADO NO CONSELHO

Augusto Melo e outros seis personagens, entre atuais e ex-membros da diretoria, terão de prestar esclarecimentos na Comissão de Ética do clube, sob risco de destituição do mandatário. No despacho de Romeu Tuma Júnior, que seguiu sugestão da Comissão Jurídica do Conselho Deliberativo, o presidente do CD cita, justamente, a milícia digital como um dos propósitos da necessidade de apuração dos fatos questionados no órgão, argumento que, segundo ele, também enterra qualquer interpretação de “golpe” por parte do Conselho.

“Neste momento em que se aflora uma perigosíssima ação de guerrilha digital provocada por milícias digitais, engendradas por pessoas sem qualquer responsabilidade e compromisso com a verdade, com a ética e com os interesses maiores da instituição Corinthians, pois ao que parece atuam por interesses pessoais e financeiros de seus patronos, o que propicia grave e perigoso gatilho para atos de extrema violência de todo tipo e de toda ordem contra conselheiros, dirigentes, associados, jornalistas, além de familiares de todos esses, é importantíssimo consignar que esse ‘festival de denúncias’ referidas acima, advém de um mesmo grupo político. E para deixar claro: não se trata de opositores da gestão, muito ao contrário, todos tidos até pouco tempo como os ‘homens fortes da atual administração’. Importante que se diga isso para que não se alimente qualquer tese absurda e descabida de golpe. Para que essa guerrilha digital e suas células sejam definitivamente identificadas pela polícia e seus patrocinadores punidos”, diz trecho do texto, o qual a Gazeta Esportiva teve acesso por meio de gravação da leitura do mesmo durante a reunião do último dia 12.

“Há várias postagens em blogs e perfis nas redes sociais, muitas vezes com supostos documentos vazados, que cobram providências do Conselho, mas sem nenhuma averiguação do clube. Quando você vai procurar, não tem nada. As pessoas não são jornalistas e ficam postando fatos que geram intimidações para pessoas do clube e para jornalistas”, completou Romeu, em contato posterior feito pela reportagem.

BLOG DO MACEDO

Nos últimos meses, um dos principais canais de apoio a Augusto Melo tem sido o “Blog do Macedo”. Nas redes sociais, o perfil ganhou seguidores e notoriedade a partir da campanha eleitoral do dirigente, o que levou Fabio Macedo, responsável pelas contas do Blog, a abrir um canal no Youtube recentemente, apostando sempre nas informações privilegiadas que o influencer passou a receber pela proximidade com a atual gestão.

No dia do pleito que culminou com a eleição de Augusto Melo, no Parque São Jorge, o então candidato chegou admitir apreço pelo trabalho apresentado no Blog e agradeceu o apoio.

“Fala, Macedo. Fala, galera do Blog do Macedo. Nesse eu confio, esse é sério. Esse, o que ele fala, pode acreditar, tem credibilidade. Galera do Macedo, obrigado por tudo, obrigado pelo apoio, nos ajudem para que, a partir de 2024, a gente possa fazer um Corinthians mais forte”, disse Augusto em vídeo gravado por Marco Vieira, que meses depois foi contratado para trabalhar no clube.

Algumas das informações veiculadas pelo Blog do Macedo, entretanto, tem gerado problemas dentro do Corinthians, seja pela ausência de confirmação dos fatos expostos ou pelos ataques virtuais oriundos destas publicações, que normalmente recaem sobre jornalistas e dirigentes.

SUPOSTAS NOTAS FRIAS

No último dia 12, por exemplo, pela segunda vez neste ano, Macedo divulgou em seus perfis o que ele próprio intitula como um “suposto esquema de notas frias no Corinthians”. Como de costume, Macedo contou com outras contas nas redes sociais, sempre de apoiadores da gestão, para disseminar a publicação.

O Conselho Deliberativo, responsável por fiscalizar ações do executivo, não apenas da atual administração, procurou, sob liderança de Romeu Tuma Júnior, os departamentos competentes do clube para averiguar a denúncia que havia viralizado nas redes sociais .

“Até agora, não recebi nada, nenhuma apuração, ninguém questionou no Conselho, nada. Então, eu fui no Jurídico e o diretor me disse que não tinha nada lá também. Pior que isso, essas notas não foram localizadas no Corinthians. Fui apurar, são notas fiscais e estou achando isso muito grave. O influencer que publicou vai ter de explicar isso. Ele fala que são notas frias, então, vai ter de explicar. Como um blog posta documentos fiscais do clube e afirma, ou coloca sob suspeita, que há um esquema de notas frias, sem nenhuma prova ou averiguação? Nesta postagem, nos comentários, há várias intimidações, ameaças. Isso tem que acabar. Isso é milícia digital, pra mim”, afirmou Romeu, que continuou.

“É uma guerrilha digital para intimidar, acusar e assassinar a reputação das pessoas. Quem pegou essa nota no clube e deu para um blogueiro? Vou levar isso na Polícia, vão ter de responder lá. São documentos fiscais do clube e isso foi publicado para atacar o Conselho. É uma irresponsabilidade”.

Em nota oficial à Gazeta Esportiva, o Corinthians também negou ter encontrado qualquer irregularidade sobre o tema. “O departamento jurídico do Corinthians solicitou informações ao departamento financeiro e aguarda retorno para devidas providências”.

À Gazeta Esportiva, Macedo admitiu não ter procurado pela antiga gestão antes de decidir pela divulgação das eventuais notas. “Não, não procurei por eles”. Ele também reconheceu que não teve acesso às notas. “Não tive acesso às notas. Eu vi as fotos das notas, me enviaram e publiquei lá. Consultei com um advogado, consultei pra saber se as notas estavam listadas na Receita, foram meses de apuração”.

CARROS BLINDADOS

Em março, o Blog do Macedo publicou que a gestão presidida por Duilio Monteiro Alves tinha à disposição na frota de veículos do clube entre 15 e 20 carros de luxo, alguns deles blindados. Em seguida, o Blog fez uma correção ao dizer que os carros em questão, na verdade, não eram considerados de alto padrão.

O tema gerou revolta em Duilio, que acionou o Conselho Deliberativo. Em resposta oficial ao órgão, Augusto Melo garantiu que não foi a fonte de Macedo sobre a informação publicada.

“Diferentemente do citado na matéria jornalística mencionada no requerimento em questão, não concedi qualquer entrevista asseverando que o Clube possuiria de ’15 a 20 carros blindados'”, defendeu-se Augusto na ocasião.

Entretanto, a Gazeta Esportiva teve acesso a um áudio em que Macedo admite ter sido o presidente do clube a fonte da informação publicada por ele. Abaixo, trechos da descrição do que falou Macedo sobre o tema durante uma conversa.

“Augusto fez um encontro com influencers, e lá ele passou algumas informações pra gente. E ele passou essa situação dos carros e que, entre os carros, tinham carros blindados”.

“Tinha mais de 20 pessoas na sala, todo mundo escutou e foi isso que foi falado”.

“A gente passou o que ele falou. Quando vem do presidente do clube, a gente confia, né”.

“Estava junto o chefe da comunicação lá, não tinha como a gente achar que era mentira”.

Diante da versão de Macedo, que contradiz a resposta dada por Augusto Melo ao Conselho Deliberativo, o Corinthians, em nota oficial, respondeu o seguinte:

“Houve uma reunião marcada com influenciadores/produtores de conteúdos, agendada pelo ex-superintendente de comunicação, adotada como estratégia de comunicação. Na ocasião, em conversas em off, foi citado o caso dos carros blindados, que no começo desta gestão foram devolvidos, pois não iam ser utilizados pela diretoria”.

Fábio Macedo, ao ser abordado sobre o tema pela reportagem, preferiu não dar mais explicações. “Olha só, não quero mais falar sobre isso, prefiro consultar um advogado para me manifestar após a publicação da matéria”.

ADSENSE DA CORINTHIANS TV

Em outra publicação, há cerca de um mês, o canal Blog do Macedo no YouTube, afirmou que o Corinthians “não tinha acesso à receita do Adsense (valor pago pelo YouTube)” da Corinthians TV desde 2021″. Macedo julgou a retomada do controle do canal como uma “vitória importante da gestão” sob alegação de que “cerca de R$ 800 mil” foram embolsados por uma empresa terceirizada no período.

Novamente, a informação veiculada não estava correta. A Gazeta Esportiva confirmou que o clube manteve parceria com duas empresas no período e obteve mais detalhadas.

“A NWB, uma das maiores empresas do ramo no mundo, cuidava da monetização da Corinthians TV. Ela analisava, orientava a gente para uma melhor monetização. Todo esse processo nunca teve custo para o clube, sempre uma participação dos resultados”, explicou Marco Ignácio, ex-gerente de operações do marketing do clube.

“Essa prática é super normal. Para ter uma equipe para produzir conteúdo, ter transmissões, conteúdos de inteligência, monetizar, você precisa de uma equipe grande para isso. Ou o clube faria um investimento alto para ter uma equipe grande e para ter resultado a longo prazo, ou iria em um parceiro, que investisse em monetização, para o clube fazer dinheiro. Financeiramente, o retorno é mais rápido e requer menos investimento”, completou o profissional.

A partir de março de 2023, a Mowa Sports substituiu a NWB e passou a comandar as operações.

“Eu trabalho com marcas, clubes e entidades há mais de 20 anos, desde CBF, FERJ, COB, faço muitos serviços para várias empresas, faço serviço para o Neymar, a gente procura entender oportunidades. Eu não sabia se seria um grande sucesso ou um grande fracasso. Eu apostei, tirei dinheiro do meu bolso para fazer funcionar no Corinthians”, afirmou Alfredo Correia, dono da Mowa Sports.

“O Corinthians tinha lá (pra receber) R$ 140 mil (de março de 2023 pra cá) e eu gastei R$ 190 mil. Nunca recebi um centavo do Corinthians, nada, zero. Fiz com recurso meu. Se o Corinthians quiser ter a equipe dele, vai ter um custo muito maior que terceirizar. Como funciona: o YouTube paga minha empresa. A gente emite nota, tudo oficial. O dinheiro entra lá. Recebo de todos os parceiros nessa mesma conta e faço o repasse. Isso é absolutamente normal e transparente”, completou.

Wagner Vilaron, ex-superintendente de comunicação do Corinthians, chegou a fazer uma reunião com Alfredo para entender o acordo, ora formalizado em e-mails, mas sem contrato assinado, para tomar uma decisão, junto a diretoria do clube, sobre a continuidade ou não da parceria.

“Quem solicitou a reunião fui eu, para entender como funcionava o adsense e o motivo de o tema ‘Corinthians TV’, que obviamente deveria estar no guarda-chuva da Comunicação, ser tratado pelo marketing. Eu saí no dia 10 de abril. Não tivemos tempo para resolver o problema”, contou Vilaron.

O acordo entre Corinthians e Mowa Sports para o segundo semestre de 2023 previa a seguinte divisão de receitas:

-Ganhos até R$ 15mil: 80% para a empresa

-Ganhos de R$ 15 mil a R$ 25 mil: 50% para cada um

-Ganhos acima R$ 25mil: 80% para o Corinthians

-Custos operacionais (pessoas e equipamentos): 100% da empresa

“O Corinthians faturou nos dois primeiros meses de 2024, 6 mil dólares por mês, só com monetização do YouTube. Chegou a nova gestão, patrocinador novo… Em abril, estava dando 3 mil dólares. A receita se baseia em desempenho. Aí é uma conversa com o Google”, comentou Alfredo.

A Mowa Sports enviou ao Corinthians uma tabela, com todos os custos e ganhos, especificados por cada transmissão e trabalho feito de julho de 2023 a abril de 2024. Foram R$ 153,8 mil arrecadados e R$ 197 mil de despesa assumida pela empresa. A Gazeta teve acesso à planilha.

A atual diretoria do Corinthians optou por assumir o controle total das operações, e imediatamente foi atendida pela Mowa.

“Os contratos anteriores da Corinthians TV com empresas terceirizadas estão em análise com os departamentos jurídico e financeiro do clube. Desde junho de 2024, o adsense está sob responsabilidade da comunicação do clube e não tem mais vínculo com empresas terceirizadas”, informou o clube, em nota.

A Mowa, inclusive, já enviou ao Corinthians o documento de formalização do fim da parceria, sem prejuízo para nenhuma das partes.

“Fui atrás. No meu entendimento, pelo o que conversei com os diretores das áreas envolvidas, o assunto está resolvido. O Alfredo já enviou o documento, está faltando apenas formalizar no financeiro. Cada um fica com o seu prejuízo. O que me falaram é que não há nenhuma irregularidade”, relatou Romeu Tuma Júnior.

AUGUSTO E MACEDO

Fabio Macedo, responsável pelo Blog do Macedo, refutou à Gazeta Esportiva participar de ações coletivas combinadas para posts nas redes sociais e também negou que mantenha relação com Augusto Melo.

Washington (de amarelo) presente no CT Joaquim Grava (Foto: acervo pessoal)

O Corinthians diz que Washington é “coordenador de redes” e está ligado ao departamento de marketing. A polícia investiga a suspeita de Washington Araújo cumprir o papel de ser o elo entre a gestão e os influencers e, portanto, cuidar de uma eventual articulação sobre as publicações a serem feitas por apoiadores de Augusto Melo nas redes sociais.

“Eu não faço nada que vá prejudicar o clube. Como eu posso dizer… Não vou eu levar nada, de nenhuma forma, pra ninguém. Não tem estratégia, nada. Eu só não segrego as pessoas, não gosto disso. Não tem essa de estratégia. Isso não acontece”.

“Em relação a profissionais de mídia alternativa, com algumas dessas pessoas eu comecei um relacionamento, porque a ideia era tratar essas pessoas com dignidade, sem preconceito”.

Apesar de ocupar um cargo de chefia na área de redes sociais e conteúdos, Washington explicou que sua função principal no clube é outra.

“Eu faço o meio de campo entre a comunicação e a direção, sou um agente político, venho através das eleições, e é isso, levo a mensagem da comunicação para a direção”.

Ele chegou a dizer que tem “expertise com redes sociais e produção de conteúdo”. Mas, ao ser questionado sobre formação acadêmica e experiências na área, o coordenador do Corinthians contou que se baseia em “coisas que aprendeu sozinho, no mercado imobiliário”. “Sou sócio fundador de uma empresa, eu atendo clientes, ajudo no posicionamento digital de corretores de imóveis em Mogi das Cruzes”.

Sócio do Corinthians desde fevereiro de 2023, Washington não costuma dar as caras no Parque São Jorge ou no CT Joaquim Grava. As aparições são raras. Normalmente, o contato com ele é feio pelos funcionários por mensagem ou ligação. Outro ponto notado por quem acompanha o trabalho de Washington é o respaldo que ele tem da cúpula alvinegra.

“Eu participei de todo o processo eleitoral, durante a campanha. Eu, hoje, ajudo. Estou no clube por ser corintiano, primeiro por isso, por ter ajudado nosso grupo a vencer as eleições. Entrei ajudando com tudo, não tinha uma coisa específica. Quem me convidou foi o presidente mesmo, conversava muito de futebol com ele, que é a minha paixão. Sou um cara muito comprometido, acho que por isso me contrataram. As redes, quem tomou conta, foi o Sérgio Moura, foi o Cassundé, o Bêni, o Vilaron e o Claudio. Não ajudei em relação a isso. Não tenho senha, acesso, nada”.

Na verdade, a intenção de Washington Araújo é trabalhar no departamento de futebol.

“Meu foco, o que eu gosto é de análise e ciência de dados para o futebol, é a minha paixão. Se um dia eu tiver oportunidade, é o meu sonho, quero estar preparado para isso. É o que eu estudo, estou fazendo cursos”.

As investigações sobre eventuais ligações da gestão Augusto Melo com influencers digitais não contempla apenas os nomes e perfis citados nesta matéria. Em ambas as delegacias que contêm inquérito aberto, a Polícia Civil recebeu prints, vídeos e colheu depoimentos que apontam para participações de outros personagens em ataques virtuais, estes citados também por mais reclamantes, que se posicionam como vítimas desta situação.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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