Home
Esportes
Presidente da Fifa valoriza condenação de torcedores que cometeram racismo contra Vini Jr
Esportes

Presidente da Fifa valoriza condenação de torcedores que cometeram racismo contra Vini Jr

publisherLogo
Gazeta Esportiva
10/06/2024 19h27
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, valorizou a decisão da justiça espanhola de condenar três torcedores do Valencia por conta de ofensas racistas contra o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, durante jogo do Campeonato Espanhol, em maio de 2023.

Em nota, Infantino destacou a importância de uma condenação desse tipo no combate ao racismo no meio do futebol e ainda elogiou a justiça da Espanha e La Liga.

“Estou satisfeito por ver o gesto e a sentença firmes por parte das autoridades espanholas com relação às ofensas racistas direcionadas a Vinicius Júnior em partida da La Liga espanhola em maio de 2023. Este é um passo positivo”, escreveu.

O presidente também reforçou que “essas pessoas têm que ser excluídas, elas não fazem parte da nossa comunidade nem são parte do futebol”.

Os três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão, além de multas e da proibição de entrar em qualquer estádio de futebol onde sejam disputados jogos do Campeonato Espanhol ou da seleção espanhola, por dois anos

Veja no Twitter
twitter

Presidente da FIFA, Gianni Infantino:

“Estou satisfeito por ver o gesto e a sentença firmes por parte das autoridades espanholas com relação às ofensas racistas direcionadas a Vinicius Júnior em partida da La Liga espanhola em maio de 2023. Este é um passo positivo.

Conforme…

— FIFA Media (@fifamedia) June 10, 2024

Confira a nota na íntegra

Estou satisfeito por ver o gesto e a sentença firmes por parte das autoridades espanholas com relação às ofensas racistas direcionadas a Vinicius Júnior em partida da La Liga espanhola em maio de 2023. Este é um passo positivo.

Conforme reiterei claramente no recente Congresso da FIFA em Bangkok, não podemos mais aceitar o que tem ocorrido em estádios e nos gramados. Nossa mensagem às pessoas em todas as partes do mundo que ainda se comportam de forma racista quando se relacionam com o futebol é clara: nós não queremos vocês. Essas pessoas têm que ser excluídas, elas não fazem parte da nossa comunidade nem são parte do futebol.

Essa decisão demonstra um dos cinco pilares de ação da FIFA: acusações criminais. Nós, unidos como futebol global, vamos lutar pelo reconhecimento do racismo como crime em cada país do mundo e, como vimos hoje na Espanha, onde já tenha existido um caso do tipo, vamos lutar pelo processo criminal com a severidade que o tema merece.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também