Promessas do rugby brasileiro ganham bolsa e vão à África do Sul em 2025
Gazeta Esportiva
Dois jovens talentos brasileiros estão de malas prontas rumo a um dos países mais tradicionais do rugby mundial: a África do Sul. Aos 18 anos, João Gabriel Ribeiro e Túlio Oliveira são atletas da Seleção e passarão os próximos cinco meses no país africano.
A dupla foi contemplada com a Bolsa Michel Etlin, oferecida por um grupo de ex-jogadores, e terá a oportunidade de treinar e estudar na Stellenbosch Academy of Sport, um dos principais centros de formação do mundo.
“Esta bolsa comprova que o trabalho está sendo bem feito. Comecei a jogar rugby ainda criança e agora espero aprender ainda mais sobre a modalidade, atuando em altíssimo nível. Estarei lá com os melhores e depois espero voltar para ajudar o rugby brasileiro. Sonho em disputar uma Copa do Mundo e este é mais um passo rumo ao objetivo”, comemorou, João Gabriel, que disputou o Pré-Olímpico de Rugby Sevens este ano, em Mônaco.
Stellenbosch é uma cidade que respira rugby e, no centro de treinamento, os atletas brasileiros terão atividades em período integral. Além dos treinos físicos e técnicos, João Gabriel e Túlio precisarão frequentar a sala de aula, para aulas de inglês. Os jogadores, que representam a equipe de São José (SP), passaram por um processo seletivo rigoroso antes de conquistarem a bolsa, já que foram avaliados pelo rendimento em campo e, também, fora dele.
“É um privilégio poder jogar na África do Sul e encaro essa experiência como uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento do rugby brasileiro”, disse Túlio, capitão da Seleção Brasileira juvenil no Campeonato Sul-Americano deste ano.