Rafael Paiva exalta “trabalho psicológico” após nova virada do Vasco sobre o Athletico-PR
Gazeta Esportiva
Nesta quinta-feira, o Vasco repetiu o feito da última segunda, no Campeonato Brasileiro, e ganhou de virada do Athletico-PR pelo placar de 2 a 1, em São Januário. Desta vez, a partida foi válida pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Após o duelo, na coletiva de imprensa, o técnico Rafael Paiva exaltou a força psicológica da equipe para reverter os resultados.
“A gente tem tomado mais gols do que a gente gostaria antes de fazer. Mas acho que fica realmente a capacidade que a gente tem tido de se controlar. Tem um trabalho psicológico por trás, há um trabalho de campo, multidisciplinar de todos os setores envolvidos, encorajamento dos atletas, a capacidade que eles têm de entender que eles podem virar qualquer tipo de jogo. Não gostaríamos de tomar esses gols, mas a gente tem futebol para ganhar. Principalmente aqui em casa, a torcida empurra muito e é uma conscientização interna que a gente tem feito”, disse.
As equipes disputam o confronto de volta no dia 11 de setembro, em Curitiba. Com o resultado, o Vasco tem a vantagem do empate. Enquanto o Athletico-PR precisa de uma vitória por dois gols de diferença para classificar. Em caso de triunfo dos paranaenses por um gol, a vaga na próxima fase será decidida nos pênaltis.
Outro ponto comentado pelo treinador durante a coletiva foi a composição do elenco, que reúne diversos jogadores experientes e jovens.
“Acredito muito no grupo que temos. Essa mescla de jogadores experientes com jovens, de idade sub-20. Estamos conseguindo potencializá-los, algumas sessões de treino a mais, colocar algumas ideias em prática e potencializado mais jogadores. Isso vai fazer diferença para buscar vitórias, continuarmos fortes no segundo tempo. Acho que mais atletas estão entendendo o que a gente busca, nossa forma de jogar, o caminho de buscar mais vitórias, pontuar sempre, ganhar em casa. A gente está conseguindo deixar mais jogadores do grupo no nível que a gente quer, técnico, tático, psicológico. É fortalecer e qualificar os jogadores que temos, que têm muito potencial”, afirmou.
O Vasco retorna a campo neste domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Vitória, no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro. Rafael Paiva admitiu que ainda não definiu se irá poupar ou não os atletas.
“A respeito do jogo contra o Vitória, ainda não definimos o plano. Era fundamental esperar o jogo acabar para ver o contexto. A intensidade não tínhamos dúvida que seria altíssima. Precisamos ver como os atletas vão estar amanhã, para perceber as trocas que teremos que fazer, se tiver que fazer. A partir de amanhã vamos pensar no Vitória. Não consigo te adiantar nada agora”, relatou.