Sargento Thiago Rhavy e Con Chello´s Son JMen faturam GP Internacional Neodent em Curitiba
Gazeta Esportiva
Ponto alto do Internacional de Saltos CSI-W de Curitiba, o GP Neodent, a 1.60m, reuniu 28 conjuntos no sábado, na tradicional Sociedade Hípica Paranaense. Sagrou-se campeão o terceiro Sargento Thiago Rhavy com Con Chello´s Son JMen, que garantiu sua primeira vitória em GP Internacional, válido como etapa seletiva da liga sul-americana para a Final da Copa do Mundo 2025, segunda etapa do ranking brasileiro senior top 2025 e última observatória olímpica em solo nacional para formação do Time Brasil em Paris 2024.
Conforme a regra, os 12 melhores habilitaram-se para a segunda volta com armação de Marina Azevedo, que desenhou os percursos do Pan-americano 2023. Ao final, três conjuntos terminaram com apenas um falta na soma dos dois percursos e ficaram entre os top três do GP.
O Sgto Thiago Rhavy com Concello´s Son JMen, cavalo nascido na Alemanha e registrado no studbook nacional BH, completa 13 anos em final de maio, trouxe uma falta da primeira passagem e terminou o segundo e decisivo percurso em 55s52 para conquistar o título. Sagrou-se vice-campeão Felipe Juares de Lima, com Nina Blue M. Secco, também com uma falta na primeira passagem e pista limpa na segunda, com 57s55.
Em terceiro lugar, chegou Raphael Machado Leite no HSY Charlene Império Egípcio que, com um derrube na primeira volta e sem faltas na segunda, marcou 58s57. A disputa distribui R$ 200 mil em premiação e o campeão também levou um anel comemorativo, de esmeraldas e brilhantes, especialmente confeccionado pela joalheira Adriana Scarpelli, que simbolizou o início de uma tradição no Internacional de Curitiba.
“Um dos meus objetivos é conseguir uma vaga para a Final Copa do Mundo 2025 e uma vitória na 1ª etapa mostra que a gente está no caminho certo”, comemorou o Sgto Thiago Rhavy, brasiliense de 37 anos.
“Monto o Con Chello´s Son há um ano e meio. No fim de 2024 ele teve um problema de saúde e graças ao tratador Ednaldo, que está comigo há 21 anos e mais cuidou dele, o Con Chello está plenamento recuperado. Agradeço a confiança dos proprietários do Con Chello, do Haras Santa Esmeralda, minha esposa e todos que me apoiam”, destacou o campeão.
“Trabalhem bastante, vai ser difícil duro, mas uma hora chega. Curitiba é um lugar onde disputei o meu primeiro Campeonato Brasileiro e ganhar o meu primeiro Internacional aqui é uma satisfação muito grande. Só tenho a agradecer. Meu objetivo a médio prazo são os Jogos Olímpicos de 2028”, complementou.
O Internacional e Nacional de Curitiba 2024 conta com 27 provas, sendo cinco Internacionais. Neste domingo, o mini-GP, a 1.45m, encerra a competição.