Seleção Brasileira celebra 22 anos da conquista do pentacampeonato mundial
Gazeta Esportiva
Neste domingo, a Seleção Brasileira celebra 22 anos da conquista do pentacampeonato mundial. Naquela Copa do Mundo, realizada em 2002, em conjunto pela Coreia do Sul e Japão, o Brasil, comandado por Luiz Felipe Scolari, conquistou a taça com 100% de aproveitamento.
Apesar das duas graves lesões de Ronaldo no ciclo 1998-2002, o atleta deu a volta por cima e foi um dos protagonistas na conquista. O centroavante se consagrou artilheiro da edição, com oito gols anotados. Vale ressaltar que o atleta marcou os dois na vitória sobre a Alemanha na grande final, realizada no International Stadium, em 2002, neste mesmo dia 30 de junho.
Além dele, outros jogadores também se destacaram. Entre eles Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Cafu.
A Seleção iniciou o caminho na competição superando a Turquia por 2 a 1. Rivaldo e Ronaldo foram os responsáveis pelos tentos. Posteriormente, goleou a China por 4 a 0, com gols de Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos.
Já classificada, encerrou a fase de grupos com uma nova goleada, dessa vez por 5 a 2 contra a Costa Rica. Rivaldo, Edmílson, Júnior e Ronaldo (2) balançaram as redes no duelo que marcou a despedida da seleção da Coreia do Sul.
No Japão, agora nas oitavas de final, a pentacampeã enfrentou a Bélgica e venceu por 2 a 0, com um de Ronaldo e outro de Rivaldo. Nas quartas, a classificação ficou ameaçada após a Inglaterra abrir o placar. No entanto, com um lindo gol na cobrança de falta batida por Ronaldinho Gaúcho, o Brasil virou o marcador e ficou mais perto da taça.
No penúltimo jogo, o Brasil reencontrou a Turquia. Assim como no duelo da fase de grupos, a partida foi equilibrada e a Seleção venceu por um gol de diferença. Dessa vez, por 1 a 0, com Ronaldo novamente sendo crucial.
Por fim, na final contra a Alemanha, o Brasil se impôs no segundo tempo e venceu por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo.
Confira os 23 jogadores campeões de 2002:
Goleiros: Marcos, Dida e Rogério Ceni
Laterais: Cafu, Roberto Carlos, Belleti e Júnior
Zagueiros: Roque Júnior, Edmílson, Lúcio e Anderson Polga
Volantes: Gilberto Silva, Kléberson e Vampeta
Meias: Ronaldinho Gaúcho, Ricardinho, Kaká, Juninho Paulista e Denílson
Atacantes: Ronaldo, Rivaldo, Luizão e Edílson