Seleção Brasileira coleciona vexames históricos nesta edição das Eliminatórias Sul-Americanas
Gazeta Esportiva
A Seleção Brasileira perdeu para o Paraguai, por 1 a 0, nesta terça-feira, pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, no Defensores del Chaco. O Brasil ocupa apenas a 5ª posição, com dez pontos. Além da campanha abaixo do esperado, a Seleção coleciona vexames históricos nesta edição da competição.
A derrota diante da seleção paraguaia foi a primeira em 16 anos no confronto. O último revés tinha acontecido no dia 15 de junho de 2008. Na ocasião, a Seleção Brasileira foi superada pelo placar de 2 a 0, com gols de Roque Santa Cruz e Salvador Cabañas. A partida era válida pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.
Ainda em 2023, no dia 21 de novembro, o Brasil foi derrotado pela Argentina, por 1 a 0, dentro do Maracanã. Essa foi a primeira vez na história que a Seleção Brasileira perdeu uma partida das Eliminatórias jogando dentro de casa.
Antes disso, no dia 16 de novembro, o Brasil perdeu para a Colômbia, por 2 a 1, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez. Essa foi a primeira vez que a Seleção perdeu para os colombianos na história das Eliminatórias.
Por fim, no dia 17 de outubro, a Seleção Brasileira perdeu para o Uruguai, por 2 a 0, no Estádio Centenario. A derrota encerrou uma invencibilidade de 22 anos diante dos uruguaios. A última derrota tinha sido no dia 1 de julho de 2001.
Na ocasião, o Brasil perdeu por 1 a 0, com gol de Federico Magallanes, de pênalti, também no Centenario. A partida marcava a estreia de Luiz Felipe Scolari no comando da Amarelinha e era válida pela 13ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.
As derrotas em sequência para Uruguai, Colômbia e Argentina também marcaram a primeira vez que a Seleção Brasileira perdeu três jogos seguidos pelas Eliminatórias.
Agora, em busca de recuperação, o Brasil volta a campo no dia 10 de outubro, quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), quando visita o Chile, no Estádio Nacional do Chile, pela nona rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.