Seleção Brasileira feminina de vôlei derrota Turquia e conquista o bronze em Paris
Gazeta Esportiva
Neste sábado, em confronto válido pela disputa da medalha de bronze das Olimpíadas de Paris, a Seleção Brasileira feminina de vôlei enfrentou a Turquia na Arena um de Paris Sul, venceu por 3 sets a 1 (25/21; 27/25; 22/25; 25/15) e garantiu o terceiro lugar do pódio.
Com esta conquista, a Seleção Brasileira feminina de vôlei agora soma seis medalhas nos Jogos Olímpicos (duas de ouro, uma de prata e três de bronze). As de ouro vieram em Pequim-2008 e Londres-2012, a de prata em Tóquio 2020 e as de bronze nas Olimpíadas de Atlanta-1996, Sydney-2000 e Paris-2024.
No primeiro set, o Brasil saiu na frente e, em certo momento, conseguiu conquistar vantagem de quatro pontos. Na sequência, a Turquia se recuperou e empatou. Houve troca de liderança e muito equilíbrio entre ambas as seleções até o 20 a 20. Com muita eficiência nos bloqueios e saques, as brasileiras se destacaram e fecharam o set com 25 a 21.
O segundo set tomou o mesmo rumo do anterior. Com vantagem de quatro pontos alcançada (4 a 0), as brasileiras cederam e deixaram com que as turcas virassem para cinco a quatro. Desta vez, a Turquia liderou até os 21 pontos, com três de diferença, mas a Seleção Brasileira reagiu e deixou tudo igual. Após várias trocas de liderança até 24 a 24, o Brasil marcou dois pontos em sequência e garantiu a segunda parcial com 27 a 25.
No terceiro set, houve troca de pontos até 15 a 15. As brasileiras se destacaram com algumas defesas bem-sucedidas, mas a Turquia abriu quatro pontos de diferença, administrou a vantagem e terminou com 25 a 22.
O início do quarto e último set contou com reação da Seleção Brasileira, que saiu com desvantagem de três pontos em relação às turcas, mas virou o placar. Muito concentradas, as atletas brasileiras acertaram vários ataques e mantiveram o ritmo até a reta final, que foi encerrada com 25 a 15 e garantiu ao Brasil a medalha de bronze do vôlei feminino nas Olimpíadas de Paris.