Sergio Henao Montaya é o campeão do Tour Rio 2024
Gazeta Esportiva
O colombiano Sergio Henao Montoya é o grande campeão da sétima edição do Tour do Rio. Depois de 10h59m31s ele completou os 441km percorridos em três dias de competição, que começou na última sexta-feira, o ciclista da equipe Nu Colombia garantiu o troféu da maior competição de ciclismo da América Latina.
“Ganhar é sempre especial. Começar e terminar a temporada com vitória mostra que toda a preparação foi bem feita. Foi um Tour muito duro, muito complicado, com muitas subidas e descidas e foi preciso usar as pernas. Quero agradecer a todo carinho que recebi nesses dias e dizer que o Brasil é um país muito bonito com pessoas maravilhosas. Foi um enorme prazer competir no Tour do Rio”, elogiou Henao.
A vitória de Sergio Henao Motoya na edição 2024 começou a se desenhar logo na primeira etapa. Na estreia, ele garantiu o título com mais de dois minutos de diferença para o segundo colocado, abrindo uma larga vantagem, que foi administrada nas outras etapas. Na prova deste domingo, bastou uma 12ª colocação para colocar a mão no troféu.
“Sem dúvida alguma, meu desempenho na primeira etapa fez toda a diferença. Foi um grande trabalho de toda a minha equipe, que tem grandes competidores e conseguimos administrar para que vencesse a competição” , encerrou.
A Colômbia dominou o pódio de classificação geral. Wilmar Zapata e Oscar Sevilla, ambos do Team Medellim EPM, ficaram com a segunda e terceira posições no individual geral.
A equipe Team Medellin foi a melhor equipe no geral. Samuel Florez o campeão no geral de pontos (19) e no geral de montanhas, e o brasileiro Vinicius Silva Santos, da São José Ciclismo, o vencedor geral da juventude.
“É minha primeira vez no Tour do Rio e sair com esse troféu me deixa muito orgulhoso. Estou competindo com esses caras que são fenomenais. Estão em outro patamar, então só tenho que comemorar”, festejou o jovem de 20 anos.
Brasileiro Gabriel Metzger vence a terceira e última etapa do Tour do Rio; Gaspar fica em terceiro
O Brasil colocou mais dois atletas no pódio nos últimos 151,7km de competição. O campeão foi Gabriel Metzger, de 23 anom, com 3h43m34s, seguido pelo colombiano Samuel Flores. O também brasileiro João Gaspar Pereira, completou o pódio.
O atleta da equipe Ciclismo Rio do Sul que desde o começo da etapa esteve entre os primeiros colocados.
“Logo no começo da prova teve uma fuga e saltei na frente junto com os demais competidores e assim permaneceu até o km 90. Quando um grupo menor de quatro ou cinco atletas se revezava na liderança. Na última serra, tirei minhas últimas forças e tive a felicidade de vencer. Estou muito feliz de ter participado do Tour do Rio que é a maior competição de ciclismo do Brasil. Queria agradecer a todos os envolvidos”, disse.
Outro brasileiro que estava bem satisfeito com o resultado era Joao Pereira Gaspar. O atleta da AGI Cycling Team ficou em terceiro lugar na etapa e quarto na classificação geral, sendo o brasileiro com melhor colocação no Tour.
“Eu queria mesmo ter vencido esta etapa, mas infelizmente não foi possível. Mas estou feliz com o resultado alcançado para a minha equipe. Temos que ter mais competições como o Tour do Rio no Brasil. Foi incrível demais. Terminar bem uma prova como esta, só engrandece o currículo do atleta Quem sabe ainda não me chamam pra seleção”, desejou Gaspar, dedicando o pódio a sua namorada Isabelle.
O Tour do Rio é chancelado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e pela UCI, sendo a primeira prova do Brasil na categoria Pro Tour, escala 2.2. Participaram ao todo 90 ciclistas de 17 equipes – dez brasileiras e outras sete internacionais. O ciclista e a equipe que completassem as etapas no menor tempo venciam sagravam-se campeões.
Confira as classificações finais:
Geral Individual
- Sergio Henao Motoya /Nu Colombia – 10h59m31s
- Wilmar Zapata/Team Medellin – a 2m32s
- Oscar Sevilla/Team Medellin– a 5m07s
Geral por equipes:
- Team Medellin – 33h13m39s
- NU Colombia – a 15m38s
- Swift Carbon Pro Cycling – a 23m56s
Individual Geral por Pontos
- Samuel Florez – 19 pontos
- Sergio Henao Motoya – 15 pontos
- Wilmar Zapata – 15 pontos
Vencedor Geral de Montanha
- Samuel Florez (Team Medellin)
Vencedor Geral Sub23
- Vinicius Silva Santos
Individual na 3ª etapa:
- Gabriel Metzger/Ciclismo Rio do Sul – 3h43m34s
- Samuel Florez (Team Medellin) – a 7s
- João Pereira Gaspar – AGI Cycling Team – a 41s