Troféu Brasil tem 875 inscritos, de 114 clubes, 21 Estados e o Distrito Federal
Gazeta Esportiva
A 43ª edição do Troféu Brasil de Atletismo recebeu a inscrição de 875 atletas, de 114 clubes, 21 Estados, mais o Distrito Federal. É a maior festa do atletismo brasileiro, e este ano tem importância ainda maior por estar marcada para os últimos dias do período válido para a obtenção de índices olímpicos e pontos no ranking mundial para os Jogos de Paris 2024.
O Troféu Brasil será realizado pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), localizado na Rodovia dos Imigrantes (km 11,5), na Vila Guarani, em São Paulo. O evento, de 27 a 30 de junho, terá entrada franca e a transmissão ao vivo dos quatro dias de disputas, com duas etapas por dia, pela manhã e à tarde, no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico.
Os Jogos Olímpicos de Paris começam no dia 26 de julho, mas o programa de disputas do atletismo será realizado do dia primeiro a 11 de agosto. O prazo final para a obtenção de índices e pontos no ranking, definido pela World Athletics é 30 de junho, após a última das oito etapas do Troféu Brasil. O evento também vale índices para o Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, que será em Lima, no Peru, de 26 a 28 de julho.
O número alto de atletas inscritos também se justifica porque o programa-horário terá provas olímpicas e paralímpicas, realizadas sob a hashtag #somosatletismo.
A competição abrirá às 5:30 (de Brasília), na quinta-feira (27/6) com a marcha atlética feminina, e fechará às 18:15 do domingo (30/6), com o revezamento 4×400 m masculino, em final por tempo, seguida da cerimônia de encerramento e a premiação dos clubes campeões, às 18:35.
Pinheiros foi o campeão de 2023 e, neste anos, terá uma equipe de 42 atletas. O maior time na disputa será o mineiro de Uberlândia Praia Clube Clube-Exército-Futel, com 72 atletas. A ADC São Bernardo, de São Paulo, inscreveu 46 atletas. O Estado de São Paulo terá 35 equipes na competição, seguido por Santa Catarina e Paraná, com 12 times cada.