Verstappen conquista liderança na largada e vence GP do Catar de Fórmula 1
Gazeta Esportiva
Neste domingo, Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP do Catar de Fórmula 1. O neerlandês conquistou a liderança na largada e garantiu a primeira colocação após 57 voltas, terminando a disputa com vantagem de seis segundos. Os pilotos Charles Leclerc, da Ferrari, e Oscar Piastri, da McLaren, completaram o pódio.
Com o resultado, o já campeão Max Verstappen conquistou sua nona vitória e chegou a 428 pontos. A corrida foi importante para na briga pelo título dos construtores. A líder McLaren somou 16 pontos, totalizando 640. A Ferrari, que ocupa a segunda posição, ganhou 26 pontos e chegou a 619. Já a Red Bull levou 25 pontos, foi a 581 e não tem mais chances de levantar o troféu.
A última corrida da temporada de 2024 da Fórmula 1 será disputada no próximo domingo, em Abu Dhabi, no Yas Marina Circuit, com o título dos construtores ainda em disputa entre McLaren e Ferrari.
A corrida
Max Verstappen teve uma excelente largada e ultrapassou George Russell para assumir a primeira colocação. Norris ficou próximo de ultrapassar Verstappen nas primeiras curvas, mas o neerlandês segurou bem e continuou à frente.
Ainda na primeira volta, o Safety Car foi acionado. Ocorreu um acidente na primeira curva entre Ocon, Colapinto e Hulkenberg. O alemão não conseguiu frear e atingiu o argentino e o francês. Ocon e Colapinto abandonaram a corrida.
Alexander Albon e Lance Stroll também se envolveram em um acidente na primeira volta. O canadense tocou no tailandês e os dois rodaram.
Já na volta 34, Lewis Hamilton e Carlos Sainz furaram os pneus de seus respectivos carros e pararam nos boxes. Três voltas depois, o Safety Car foi acionado pela segunda vez, após Bottas atropelar um retrovisor que estava no meio da pista.
Na relargada, Norris partiu para cima de Verstappen, que fechou a porta do inglês. Na mesma volta, Peréz e Hulkenberg rodaram, ocasionando outra intervenção.
Na volta 44, Lando Norris sofreu uma penalidade de 10 segundos por não seguir os procedimentos na bandeira amarela anterior. Assim, teve que ir aos boxes e retornou na 15ª posição, último entre os que não abandonaram.
Por ter ultrapassado os limites de velocidade no pit lane, Hamilton sofreu mais uma punição e teve que passar pelos boxes, voltando em último, atrás de Norris.
Na reta final, o britânico da McLaren fez a volta mais rápida e retornou para a zona de pontuação, chegando ao décimo lugar.
Com larga vantagem, Verstappen garantiu sua vitória 63 na carreira, com seis segundos de vantagem em relação ao segundo colocado, Charles Leclerc.
Confira a classificação completa do GP do Catar de Fórmula 1:
- Max Verstappen (Red Bull)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Oscar Piastri (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Zhou Guanyu (Sauber)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Lando Norris (McLaren)
- Valtteri Bottas (Sauber)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Yuki Tsunoda (RBR)
- Liam Lawson (RBR)
- Alex Albon (Williams)
- Nico Hulkenberg (Haas) ABANDONOU A CORRIDA
- Sergio Pérez (Red Bull) ABANDONOU A CORRIDA
- Lance Stroll (Aston Martin) ABANDONOU A CORRIDA
- Franco Colapinto (Williams) ABANDONOU A CORRIDA
- Esteban Ocon (Alpine) ABANDONOU A CORRIDA