Home
Esportes
Adidas bloqueia personalização de camisas da Alemanha por alusão ao nazismo
Esportes

Adidas bloqueia personalização de camisas da Alemanha por alusão ao nazismo

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
01/04/2024 20h37
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16138919/original/open-uri20240401-643-104phw0?1712005667
©Reprodução / https://www.dfb-fanshop.de
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A gigante fornecedora de material esportivo Adidas anunciou que irá bloquear a personalização das camisetas da seleção alemã com o número 44. A decisão foi motivada pela semelhança da numeração com a runa da SS, símbolo do grupo paramilitar Schutzstaffel, que atuou durante o regime nazista na Alemanha. A medida foi divulgada pelo portal Sport Bild nesta segunda-feira (1°).

A empresa já adota a política de bloquear nomes que fazem referência ao regime ditatorial ocorrido no país nas décadas de 1930/40, como Adolf Hitler e Führer. Agora, a Adidas decidiu ampliar a restrição, incluindo o número 44.

Nos últimos anos, foram registrados casos de camisetas personalizadas com alusão ao nazismo e também ao fascismo italiano em estádios por toda a Europa. Essas manifestações levaram a marca a tomar medidas mais rigorosas para evitar associações inadequadas e ofensivas.

Na Alemanha, a exibição pública e a disseminação do símbolo da SS e de outras antigas organizações nazistas são proibidas e podem render processos criminais.

Em pronunciamento oficial, Oliver Brüggen, porta-voz da Adidas, afirmou: "Vamos bloquear o número 44 o mais rápido possível. Pessoas de cerca de 100 nações trabalham na Adidas, nossa empresa representa a promoção da diversidade e inclusão, e nós, como empresa, estamos ativamente comprometidos em combater a xenofobia, o antissemitismo, a violência e o ódio em todas as suas formas".

A polêmica ocorre pouco depois de a DFB, a federação alemã de futebol, anunciar que deixará de ser patrocinada pela Adidas, uma empresa alemã, e passará a usar material esportivo fornecido pela americana Nike, pondo assim fim a uma parceria de mais de setenta anos.

O acordo de patrocínio com a Nike começa em 2027 e vai até pelo menos 2034, disse a DFB em um comunicado. Na ocasião, o anúncio da troca de patrocinador da seleção nacional e a escolha de uma empresa americana gerou críticas de membros do governo alemão.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também