Jogadores argentinos entoam canto racista e transfóbico: federação francesa reage
ICARO Media Group TITAN
Durante as festividades em comemoração ao título da Copa América, os jogadores da seleção da Argentina entoaram um canto racista e transfóbico, causando indignação. O incidente ocorreu no ônibus que levava os jogadores do estádio da final, em Miami, ao hotel.
O momento constrangedor foi flagrado pelo volante Enzo Fernández, que compartilhou o vídeo em uma live no Instagram que teve que ser encerrada após os jogadores começarem a cantar. A letra do canto entoado pelos jogadores continha expressões racistas em referência à origem dos jogadores da seleção francesa, além de fazer alusões transfóbicas.
O verso mencionado pelos jogadores surgiu durante a Copa do Mundo de 2022, sendo entoada por parte da torcida argentina na disputa contra os franceses. Até então a atitude de desrespeito era vista como algo perpetrado apenas por parte dos torcedores, mas o fato de os próprios jogadores entoarem os versos fez com que a federação francesa de futebol tomasse uma posição. Segundo informações divulgadas pelo jornal "L'Équipe", a federação francesa denunciará a seleção argentina na Fifa. Além disso, segundo a AFP, a federação também buscara outras medidas possíveis.
Apesar de a transmissão ao vivo ter sido interrompida, o vídeo do episódio foi divulgado em diversas contas nas redes sociais, causando revolta e uma mudança na imagem dos jogadores envolvidos. A Ministra de Esportes da França repudiou o episódio nas redes sociais.
Até o momento, não houve nenhum pronunciamento oficial por parte da seleção argentina, nem dos jogadores envolvidos no incidente. Espera-se que a Confederação Argentina de Futebol e a Fifa tomem medidas cabíveis.