Home
Esportes
Pampa, campeão olímpico do vôlei, morre aos 59 anos em São Paulo
Esportes

Pampa, campeão olímpico do vôlei, morre aos 59 anos em São Paulo

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
07/06/2024 16h38
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16246842/original/open-uri20240607-60-j812tn?1717780386
©Instagram
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O vôlei brasileiro está de luto. Nesta sexta-feira (7), aos 59 anos, faleceu André Felippe Falbo Ferreira, mais conhecido como Pampa. O campeão olímpico estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde abril deste ano, lutando contra o Linfoma de Hodgkin.

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou uma nota de pesar lamentando a perda do jogador, destacando seu extremo talento e sua participação na geração que levou o vôlei brasileiro ao pódio olímpico pela primeira vez. O presidente da CBV, Radamés Lattari, afirmou que Pampa será eternamente uma referência para o esporte e que este é um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro.




tande faz homenagem para andré pampa — foto: reprodução/instagram

Desde o início do ano, o ex-jogador vinha lutando contra o câncer, realizando tratamento contra o Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Pampa, que nasceu em Recife, Pernambuco, já havia feito parte da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, plantando as sementes para a conquista do ouro olímpico em Barcelona, em 1992. Além disso, ele brilhou no vice-campeonato dos Jogos Pan-Americanos de 1991 e na conquista da Liga Mundial de 1993.

A morte de Pampa foi lamentada não apenas pela CBV, mas também por importantes figuras do esporte brasileiro. O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, publicou uma nota de pesar, assim como outros atletas, que prestaram homenagens nas redes sociais. O campeão olímpico de vôlei Tande destacou o talento e a alegria de André Ferreira e descreveu a dor da perda. O jogador Bruninho, atual integrante da seleção brasileira de vôlei, também lamentou a morte de Pampa em suas redes sociais.

Com quatro décadas dedicadas ao vôlei, André "Pampa" Ferreira deixa um legado de conquistas e inspiração para futuras gerações. Seu nome ficará marcado na história do esporte brasileiro. Neste momento de tristeza, nossos pensamentos e condolências estão com a esposa, Paula, suas duas filhas e todos os fãs do voleibol.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também