Técnicos brasileiros na Libertadores: Renato Gaúcho lidera
ICARO Media Group TITAN
O torneio mais importante da América do Sul, a Conmebol Libertadores, começa nesta terça-feira com sete clubes brasileiros em busca da tão almejada "Glória Eterna". E entre os técnicos brasileiros, dois nomes se destacam como os mais vitoriosos do torneio: Renato Gaúcho, do Grêmio, e Tite, do Flamengo.
Renato Gaúcho é o líder nessa estatística, acumulando 50 vitórias ao longo da sua carreira como treinador, tendo passado por clubes como Grêmio, Fluminense e Flamengo. Além disso, ele conquistou um título e dois vice-campeonatos na competição. Na última vez que disputou a Libertadores em 2021, Renato avançou até a final com o rubro-negro carioca, ultrapassando o colombiano Gabriel Ochoa Uribe no número de vitórias.
Tite, por sua vez, soma 36 vitórias no torneio, estando no top-10 e tendo comandado equipes como Grêmio e Corinthians. Foi pelo clube paulista que ele se consagrou campeão da América em 2012. Faltam apenas duas vitórias para Tite igualar Vanderlei Luxemburgo e o argentino Edgardo Bauza, que ocupam atualmente a décima posição na lista dos técnicos com mais vitórias na história da Libertadores.
Na lista histórica, dois outros técnicos brasileiros também marcam presença nesse seleto grupo. Felipão, campeão com Grêmio e Palmeiras, ocupa a terceira colocação com 47 vitórias, enquanto Cuca, vencedor do torneio com o Atlético-MG, está em oitavo lugar, com 39 triunfos.
Além desses nomes já consagrados, há também a presença de Abel Ferreira, técnico português bicampeão com o Palmeiras. Desde que assumiu o clube em 2020, Abel conquistou 29 vitórias, engatando dois títulos continentais. Embora seja difícil, seria possível para ele ingressar no top-10 dos treinadores com mais vitórias já em 2024, desde que tenha uma campanha quase perfeita.
A primeira rodada da fase de grupos da Libertadores terá seu pontapé inicial às 19h desta terça-feira. O Flamengo, comandado por Tite, será o primeiro time brasileiro a entrar em campo, enfrentando o Millonarios, na Colômbia. Mais tarde, às 21h, será a vez do Grêmio, comandado por Renato Gaúcho, encarar o The Strongest, na Bolívia.